Vacinação de rotina e Covid-19 será realizada em mais seis bairros de Campos - Tribuna NF

Vacinação de rotina e Covid-19 será realizada em mais seis bairros de Campos

Para eliminar e controlar inúmeras doenças preveníveis por vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levará as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) para mais seis bairros. Na segunda-feira (26), a equipe de imunização estará na UBSF Santos Dumont e, na terça-feira (27), na UBSF Parque Rodoviário. Na quarta-feira (28), será a vez das UBS Baleeira e Tocos. Na quinta-feira (29), a vacinação chegará à UBSF do Parque Santa Helena e na sexta-feira (1º), será na UBSF Santa Rosa.

Em todos os bairros o atendimento acontece das 9h às 16h, e as vacinas aplicadas são preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) com eficácia e segurança comprovadas. Para receber os imunizantes, que são administrados de acordo com cada faixa etária, é necessário comparecer a um dos locais com documento com foto, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

“A AVAQ é apenas uma das estratégias de vacinação que estão em andamento no município. Ela está sendo realizada nos bairros onde não tem sala fixa de vacinação ou que tenha dificuldade de acesso à unidade. Por isso, convocamos a população a ficar atenta para a data em que a equipe estará no seu bairro”, explica o assessor técnico de Imunização da SMS, o enfermeiro Leonardo Cordeiro.

Para as crianças com idades a partir de 2 meses de vida, os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP. Já para os adolescentes são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, HPV quadrivalente e Meningocócica ACWY. Para os adultos há imunizantes como Difteria e Tétano adulto (dT), Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral, além de dTpa para gestantes.

Também será administrada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, que ainda está disponível para todas as pessoas acima de seis meses e não tenha tomado no ano passado.

A vacina contra a Covid-19 é aplicada às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Já para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

Os demais públicos prioritários, como pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, devem tomar uma dose da vacina com intervalo de um ano.

Leonardo Cordeiro informou ainda que um carro de som está sendo usado para convocar os moradores de cada bairro para comparecerem aos locais de vacinação para atualizar a caderneta. “O município tem feito a parte dele, ampliando a oferta e garantindo que todos tenham acesso às vacinas de forma eficiente. Caso não possa comparecer, a pessoa deve buscar o atendimento posteriormente em uma unidade de saúde mais próxima, mas não pode deixar de se vacinar”, completou.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *