20/06/2024
Brasil

INSS volta a alertar que não está fazendo prova de vida em casa

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um novo alerta sobre tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas. Criminosos vêm se passando por servidores do instituto, visitando os beneficiários em suas residências sob o pretexto de realizar a comprovação de vida. Durante essas visitas, eles solicitam fotos, dados pessoais e documentos dos cidadãos, o que pode resultar em fraudes.

É importante ressaltar que o INSS não está realizando esse tipo de ação. Caso receba uma visita suspeita, o beneficiário não deve fornecer qualquer informação ou documento ao desconhecido. A recomendação é denunciar o caso por meio do site https://gov.br/falabr ou pela central telefônica 135. Além disso, as autoridades policiais devem ser contatadas.

Não há convocação de segurados

O INSS também esclarece que não está convocando os beneficiários para procedimentos de prova de vida. Essa informação falsa tem sido disseminada em diversos sites e nas redes sociais.

Desde 2023, a responsabilidade pela realização da prova de vida é do próprio INSS, que faz o procedimento de forma automática, cruzando dados dos beneficiários que constam das próprias bases de dados do governo federal.

Além disso, os bloqueios de pagamento devido à falta de comprovação de vida estão suspensos até o fim de 2024.

Procura voluntária

Mesmo que não seja mais obrigatória, a pessoa ainda pode optar por realizar a comprovação de vida por conta própria, se desejar. Existem duas maneiras de fazer isso: por meio do aplicativo Meu INSS ou no banco onde a pessoa recebe o benefício, preferencialmente utilizando biometria, seja pelo aplicativo ou pelo caixa eletrônico, quando essa opção estiver disponível.

Extra*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *