20/06/2024
Polícia

Seis prisões em flagrantes em Campos por furto de energia elétrica

Durante três operações contra o furto de energia realizadas entre terça-feira (14) e quinta (16) em parceria com a Polícia Civil, a Enel Distribuição Rio encontrou irregularidades no consumo em uma academia, uma loja de celular, um bar, um depósitos de bebidas, um açougue e três residências de Campos dos Goytacazes. As operações terminaram com oito registros de ocorrência e seis prisões em flagrante.

Na terça-feira (14), os técnicos da distribuidora fizeram inspeções em um bar e uma residência no bairro Parque Aurora e encontraram, nos dois locais, ligações feitas diretamente na rede da Enel. O dono do estabelecimento foi preso em flagrante por agentes da policía.

Quarta (15), a operação flagrou ligações irregulares que beneficiavam a academia, a loja de celular, o depósito de bebidas e duas residências. As irregularidades encontradas nos pontos comerciais e em uma das casas, localizados no Parque Prazeres e pertencentes a uma mesma família, levaram à prisão de avô e neto por furto de energia. O dono da outra residência, que fica no Parque Aeroporto onde os técnicos encontraram ligações feitas diretamente na rede da Enel, também foi preso em flagrante pela polícia.

Quinta (16), foram constatados mais dois casos: em uma residência e um açougue, no Centro da cidade. O dono da casa, que estava sem fornecimento ativo no sistema da Enel mas com energia abastecida por ligações diretas na rede da distribuidora, foi preso por furto qualificado sem direito à fiança. Já o responsável pelo açougue, onde os técnicos identificaram adulteração no medidor de energia, foi preso por estelionato também sem direta à fiança.

Além de ser crime, com pena prevista quatro anos de reclusão incluindo a obrigação de pagar os valores de consumo retroativos ao período fraudado e multa, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120. Não é necessário se identificar.

AscomEnel*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *