Witzel cria Gabinete de Crise para combater o coronavírus no RJ - Tribuna NF

Witzel cria Gabinete de Crise para combater o coronavírus no RJ

O governador Wilson Witzel criou um Gabinete de Crise para ações de combate ao coronavírus no estado do Rio de Janeiro. O decreto sobre o assunto foi publicado no nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do estado.

No último boletim do Ministério da Saúde, divulgado às 16h de quinta-feira (12), foram confirmados 16 casos no RJ. O número de casos suspeitos caiu de 87 para 76. Outros 146 casos foram descartados. Já a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 228 casos suspeitos.

O decreto determina a instalação do “Gabinete de Crise para a adoção de medidas de enfrentamento de Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual e Internacional, decorrente do coronavírus”.

Em sua rede social, Witzel informa que o objetivo da medida é atuar em conjunto com todas as secretarias do governo e informar a população sobre cada passo, com boletins diários e transparência total.

Desde cedo, o governador está reunido com representantes de diversos setores para discutir medidas emergenciais sobre o novo coronavírus. A Prefeitura do Rio também convocou secretarias para definir os próximos passos.

Decreto sobre medidas emergenciais

Na quarta-feira (11), o governador já havia divulgado um decreto para o enfrentamento emergencial do coronavírus.

O decreto determina que os órgãos competentes devem “adotar as medidas judiciais cabíveis”, caso o paciente se recuse a adotar certos cuidados, como:

  • isolamento
  • quarentena
  • exames médicos
  • testes laboratoriais
  • coleta de amostras clínicas
  • vacinação
  • tratamento médico
  • investigação epidemiológica

Esses oito pontos são apontados no decreto como as medidas que poderão ser adotadas no “enfrentamento da emergência de saúde decorrente do coronavírus”.

Plano de contingência

O decreto prevê que pacientes utilizem hospitais particulares e estes sejam indenizados posteriormente, de acordo com a tabela SUS.

“A internação de casos graves, independente do decreto, tem que ser feita e também a parte da rede privada é muito importante também. É o momento, caso a epidemia chegue, de estarmos unidos pra enfrentar”, opina médico Roberto Medronho, Diretor do Núcleo de Saúde Coletiva

Também na quarta, a Secretaria de Saúde atualizou na internet seu Plano de Contingência. O documento deverá ser distribuído nas redes pública e privada. Leia aqui.

A validade da regra é até a duração da emergência de saúde pública.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *