15/06/2024
Política

Liesa sob nova direção: herdeiros de bicheiros assumem comando de desfiles das escolas no carnaval do Rio

Responsável por organizar os desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) se rejuvenesceu e está sob uma nova direção. Mas, sem perder os laços familiares que ligam o carnaval à contravenção. Nesta sexta-feira, o empresário do ramo de entretenimento Gabriel David, de 26 anos, filho do banqueiro de bicho Aniz Abrahão David, o Anísio, tomou posse como presidente da Liesa. Além dele, que faz questão de deixar claro que não é ligado ao jogo, há ainda outros parentes de bicheiros que trabalharão como diretores da Liesa por um período de três anos. Entre eles está João Felipe Drumond, de 22. Novo diretor financeiro, ele é um dos filhos do falecido contraventor Luizinho Drumond, ex-presidente da Imperatriz Leopoldinense.

João Drumond é aluno do 7º período de direito em uma universidade e faz ainda o curso de formação executiva financeira na Fundação Getúlio Vargas. A passagem de bastão na Liesa segue o mesmo modelo implantado em algumas escolas, onde uma nova geração também herdou o comando do carnaval. Gabriel David, por exemplo, assumiu a Beija-Flor, em 2019. Já Luiz Guimarães, filho de Aílton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, passou a ser presidente da Vila Isabel, em 2022. O cargo é o mesmo que já foi ocupado anteriormente pelo pai do rapaz.

Durante a solenidade na Liesa foi anunciado ainda que, no próximo dia 23 de maio, será sorteado a ordem dos desfiles das escolas para o carnaval de 2025. O sorteio será na Cidade do Samba. A eleição que elegeu a nova geração responsável por comandar o carnaval carioca aconteceu na véspera da posse, nesta quinta-feira, e contou com a presença maciça de figuras conhecidas do jogo bicho. Estiveram presentes nomes como Aniz Abrahão David, presidente de honra da Beija-Flor, e Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, benemérito da Vila Isabel. Já os integrantes da chamada nova cúpula da contravenção, como são conhecidos os bicheiros Rogério de Andrade, da Mocidade Independente de Padre Miguel, e Adílson Coutinho Oliveira Filho, o Adilsinho, apontado como patrono da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, não estiveram na reunião e mandaram apenas representantes. Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, patrono da Unidos de Padre Miguel, que vai desfilar em 2025 no Grupo Especial, também foi outro que não compareceu ao evento.

Entre as novidades que vão ser estudadas pela Liesa e poderão valer, já para o carnaval 2025, está a realização de dois ensaios técnicos por escola. Atualmente cada agremiação tem direito de realizar apenas um ensaio. Pouco após tomar posse como presidente, Gabriel David falou sobre o assunto.

— É um desejo meu, deixo isso público, que possa ter mais ensaios técnicos. Acredito que é o evento mais popular de todos que a Liesa consegue fazer, entregando, de fato, o desfile e o ensaio para o público, de uma forma completamente gratuita. Então, acho que quanto mais se conseguir fazer isso, melhor será. Para as escolas poderem ter mais ensaios, e estarem ainda mais preparadas para o desfile, mas principalmente para que a população esteja sempre próxima das escolas, curtindo o que elas têm de melhor — disse Gabriel David, deixando claro que o assunto ainda será discutido com as escolas de samba e que por enquanto ainda não há uma decisão.

— Isso ainda não é uma tomada de decisão. Para oficializar isso, ainda precisamos trabalhar um pouquinho. Mas é um desejo, não uma certeza ainda-disse.

A nova diretoria da Liesa vai contar ainda com o vice-presidente Pedro Gomes, de 36, sobrinho de Capitão Guimarães, e com o secretário Júnior Escafura, que foi dirigente da Portela. Três mulheres negras, duas delas ligadas à Mangueira, vão fazer parte pela primeira da cúpula do carnaval carioca. Evelyn Bastos, rainha de bateria da verde e rosa, é a nova diretora de cultura. Passista da mesma escola, Rafaela Bastos ocupa a diretoria de marketing. Já a diretoria de comunicação fica com Natália Louise, que foi assessora de comunicação da Beija-Flor, já tendo trabalhado anteriormente com Gabriel David. Outros nomes que fazem parte da nova direção Liesa são o diretor de carnaval Elmo José, Hélio Motta, responsável pela coordenadoria de jurados, Hélio Motta, que vai responder por relações institucionais e Moacyr Henrique do setor de patrimônio .

Gabriel David foi diretor de marketing da Liesa por três anos. No período, ele foi responsável por inovações como a realização do show da cantora Anita no desfiles das campeãs, em 2024, e pela nova iluminação da marques de Sapucaí. Gabriel substituiu Jorge Perlingeiro, 79, na presidência da Liga Independente das Escolas de Samba Liesa. Perlingeiro saiu da presidência, mas não da entidade, onde passará ostentar o título de grande benemérito. Ele garantiu que continuará sendo a voz oficial na leitura da apuração das notas dos desfiles do Grupo Especial, como ocorre há 32 anos.

Fonte: Blog do Ancelmo Gois, de O Globo

Comente