Restos de asfalto transformados e reaproveitados na recuperação de estradas em Campos - Tribuna NF

Restos de asfalto transformados e reaproveitados na recuperação de estradas em Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Os resíduos de asfalto, conhecido como fresado, oriundos das vias que estão sendo recapeadas na área central de Campos, estão sendo destinados para as estradas vicinais do município, reutilizando o material que seria inservível. Uma das estradas beneficiadas é a que liga Farol de São Tomé à Barra do Furado, em Quissamã. Em cerca de 12 quilômetros da estrada está sendo aplicada a cobertura de fresado. A Prefeitura também está utilizando o mesmo material na recuperação da estrada Farol-Açu, em São João da Barra, facilitando o trânsito no local.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, ressalta que a destinação tem uma ação nobre. “A estrada que liga Farol de São Thomé a Barra do Furado é uma das mais importantes para os pescadores de Campos, que a utilizam para o escoamento da produção da atividade pesqueira. O prefeito determinou e estamos trabalhando junto com a Secretaria de Obras e Infraestrutura na elaboração de um projeto para recuperação definitiva da estrada”, disse Almy.

O material pedregulhoso, retirado do asfalto para o novo recapeamento e que seria descartado, é levado ao depósito operacional dentro das instalações da Usina de Asfalto. Em cada trecho de via recapeada, são retirados, em média, quatro caminhões com capacidade para 12 toneladas de material que, junto com areia e barro, se compacta, promovendo uma maior durabilidade à pista.

O trabalho de recuperação das estradas vicinais litorâneas integra as ações do Programa Estradas do Produtor, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Obras de recapeamento – As obras estão acontecendo desde o dia 21 de fevereiro, em 16 ruas da área central da cidade que formam corredores de tráfego e estão com a pista bastante desgastada e, por isso, recebem novo revestimento asfáltico. Os trabalhos iniciam com a atuação da máquina fresadora, que faz raspagem do antigo asfalto da pista que está há muitos anos desgastado e, na sequência, é realizada uma nova camada asfáltica. Esse material retirado é que está sendo reutilizado nas estradas.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *