28/05/2024
Campos

Prefeito Wladimir e secretário de Qualificação e Emprego definem estratégias de qualificação

Ampliar as parcerias e implementar novas estratégias de ações do governo entre um número maior de secretarias. Isso, visando o Programa de Qualificação Profissional, que integra as políticas públicas de fomento à empregabilidade em Campos. Este foi o tema da pauta de reunião de trabalho na semana passada, entre o Prefeito Wladimir Garotinho e o Secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa.

Robson Barbosa, acompanhado de sua equipe, apresentou ao prefeito os resultados positivos das medidas que vem sendo adotadas desde à criação da Secretaria de Qualificação e Emprego. O Prefeito Wladimir recomendou que, na esteira das parcerias que vem sendo implementadas para geração de empregos e qualificação, que sejam acrescentadas novas medidas como, por exemplo, interação com outros órgãos da municipalidade para ampliar e fortalecer as ações, tanto para os que que buscam capacitação para entrar no mercado de trabalho, quanto para os desempregados que desejam mais qualificação e aumentar a chance de reinserção no mercado ou, até mesmo, mudar de área de atuação.

“Antes do fim da pandemia da Covid, que afetou a economia de todos os municípios do Brasil, me preocupei em adotar estratégias para a retomada da economia no pós pandemia. Uma das primeiras medidas foi reunir no mesmo ambiente, nos altos da Rodoviária, as secretarias das áreas do Desenvolvimento e o Fundecam, que é um programa de fomento que aplica recursos dos royalties do petróleo para apoiar empreendedores, microempresas e empresas com projetos de pequenos e médios negócios viáveis. Ao mesmo tempo, implementamos um Programa de Desburocratização e Refis (Refinanciamento Fiscal) para dar novo gás às empresas a saírem da crise econômica”, enumera o prefeito, que destaca resultados.

INTERAÇÃO ENTRE SECRETARIAS VISA AMPLIAR O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO

A meta do Prefeito Wladimir com as novas medidas nas políticas de qualificação e emprego, é ampliar o Programa de Qualificação e fortalecer o pequeno negócio, segmento que mais gera empregos em Campos, conforme dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

“Após colocar no mesmo ambiente os órgãos de fomento, inclusive, instalar no local uma agência da Jucerja, fazer o Refis e estabelecer o Programa de Desburocratização para facilitar a regularização das existentes e instalação de novas empresas, na sequência, instituímos a Secretaria de Qualificação e Emprego e os resultados têm sido satisfatórios, colocando Campos em destaque no ranking das 10 cidades que mais empregam no Estado. Trabalhamos para avançar, porque ainda há muitas pessoas precisando de oportunidade de trabalho. As parcerias com empresas e recentemente com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e com o Sebrae para inserir Campos no Programa Cidade Empreendedora, vão consolidar um desenvolvimento sustentável, que vai contribuir para ampliar as oportunidades de emprego em Campos”, avalia o Prefeito.

O Secretário Robson Barbosa classificou a reunião como bastante positiva para Campos avançar como destaque na qualificação e na empregabilidade:

“A reunião com o Prefeito Wladimir foi bastante positiva. Ele ouviu nossas propostas e demonstrou sensibilidade ao apresentar dicas relevantes. Estabelecemos novas medidas de Governo voltadas à qualificação, envolvendo outras secretarias. Ele recomendou a interação, por exemplo, com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para incrementarmos o Programa de Qualificação com atenção especial para os jovens que buscam oportunidade para o primeiro emprego”, destacou Robson Barbosa.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *