Guarda Ambiental de SFI controla três queimadas no final de semana - Tribuna NF

Guarda Ambiental de SFI controla três queimadas no final de semana

No último final de semana, a Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) atuou no combate de três queimadas. As ações aconteceram em localidades distintas.

Na noite de domingo (2), por volta das 23h, os agentes foram acionados para controlar uma queima criminosa nas proximidades da Secretaria Municipal de Transporte, na área central. No mesmo dia, pela manhã, a GAM atuou em Manguinhos, onde o trabalho durou cerca de duas horas.

Já no sábado (1º), o órgão foi acionado em Nova Belém, em uma área pertencente à Zona de Amortecimento da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. De acordo com a lei federal 9.985, nesses espaços “as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”.

Apesar dessa restrição, o incêndio teve proporções significativas e contou com o auxílio de um trator, que realizou um aceiro com o objetivo de controlar o fogo. Os trabalhos duraram mais de 1h30.

— Gostaria de agradecer aos guardas ambientais que em todas as ocorrências atuaram com abafadores para mitigar os danos ao meio ambiente e à vida humana. Reforço meu pedido aos moradores para que não realizem esse tipo de prática que causa danos à saúde, ao tráfego de veículos e a biodiversidade — destacou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito.

Moradores devem denunciar e avisar o poder público sobre a ocorrência de queimadas através do telefone da GAM: (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia. A prática é considerada crime ambiental, previsto no artigo 41 da lei nº 9.605, e a pena varia de dois a quatro anos de prisão e multa.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *