Obra do Novo Hemocentro recebe visita de representantes do Ministério da Saúde - Tribuna NF

Obra do Novo Hemocentro recebe visita de representantes do Ministério da Saúde

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, acompanharam o consultor técnico na área de infraestrutura da Coordenação Geral de Sangue, Insumos e Derivados do Ministério da Saúde, Humberto Xavier, e a assessora do Ministério da Saúde, Sônia Barros, durante uma vistoria ao espaço onde se concentram as obras do novo Hemocentro Regional de Campos. A visita aconteceu no final da manhã desta terça-feira (30).

A obra, iniciada em agosto de 2022, já teve a primeira etapa da fundação concluída e segue a todo vapor. O prédio vai contar com mais de 30 salas em um espaço de 2.678,35m² que vão garantir melhores condições de atendimento e conforto à população. A ideia é aumentar o número de captações por mês, passando de 800 para 1.600 bolsas de sangue.

O prefeito Wladimir Garotinho agradeceu a presença dos representantes do Ministério da Saúde e destacou a importância da obra para a saúde.

“Eles vieram constatar como essa obra vai ser de suma importância para toda rede do Estado do Rio de Janeiro. Campos é um polo de saúde, é referência de muitos municípios e ficamos felizes de ver essa obra acontecendo, onde já teve um convênio assinado desde 2013 que foi paralisada no governo anterior e agora conseguimos resgatar junto com a Caixa Econômica. Em breve, teremos um Novo Hemocentro”, informou.

“Fizemos uma visita técnica, onde realizamos o monitoramento dos convênios de obra, cujos recursos foram transferidos a partir dos programas do Ministério da Saúde, nesse caso, em contrapartida com o município de Campos. A visita é para analisar o andamento da obra e por conta do porte dessa obra temos que fazer três visitas técnicas. Ficamos satisfeitos em vê que a obra foi retomada e parece estar em um bom ritmo”, avaliou o consultor técnico na área de infraestrutura da Coordenação Geral de Sangue, Insumos e Derivados do Ministério da Saúde, Humberto Xavier.

A assessora da Hemorede da Secretária de Estado e Saúde, Sônia Barros, acredita que o Novo Hemocentro também vai trazer benefícios para toda região Norte Fluminense. “Estou acompanhando essa obra desde início, já fiz inúmeras visitas e agora estou na terceira visita de monitoramento com Humberto Xavier. Dá uma alegria, um orgulho e satisfação em ver que vai acontecer e o que está acontecendo aqui. A população será bastante beneficiada com esse Novo Hemocentro, pois o que temos já não está dando conta mais. Tenho fé e acredito que a nova unidade vai apoiar e ajudar o estado do Rio de Janeiro”, completou.

Polo Regional – “Campos mais uma vez se consolida como polo regional e estamos aqui com a obra avançando de uma forma célere, uma obra que já estava programada há 10 anos e finalmente está se consolidando e isso é importante, pois caracteriza mais uma vez a regionalização de Campos. Quando se fala em sangue, hemoderivados, Campos é o polo de captação, de processamento, distribuição da rede de hemoconcentrados, da rede de sangue para toda a região em torno da nossa região norte, noroeste. É um grande passo e essa visita é importante, pois vem consolidar o nosso Hemocentro”, enfatizou o Secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Também participaram da visita o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges; o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes; o procurador da Saúde, Gabriel Rangel; subsecretário de Saúde, o médico Marcus Gonçalves; o subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, Anderson Barros; a diretora do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub; o secretário de Obras, Fábio Ribeiro; o diretor de Engenharia da FMS, Rafael Bechara; o supervisor Geral de Obras, Silvio de Paiva; além da equipe do Hemocentro.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *