14/07/2024
Campos

6ª Feira da Oportunidades é aberta com oportunidades de estágios e empregos em Campos

O prefeito Wladimir Garotinho participou, na tarde desta quinta-feira (21), da solenidade de abertura da 6ª Feira de Oportunidades, evento realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Centro, e tem a realização da Prefeitura de Campos, por meio das Secretarias de Petróleo, Energia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico, e entidades da sociedade civil e do setor produtivo.

O evento segue até esta sexta-feira (22) com oportunidades de estágios para formandos e empregos nas áreas técnicas, e também proporciona oportunidade para estudantes conhecerem os ambientes de trabalho das empresas de diferentes setores e, desta forma, decidirem qual área profissional a seguir.

“Temos aqui mais de 50 empresas e instituições comprometidas com a empregabilidade. Sei da importância da realização dessa Feira para oportunidade de estágio para alunos formandos e oportunidade de emprego para aqueles que já se formaram. Por isso, no ano passado, quando fui procurado pelo Jefferson Manhães (reitor do IFF) para que a Prefeitura participasse com apoio na realização do evento, declarei que durante toda a atual gestão o IFF poderá contar com apoio da Prefeitura para a realização da Feira de Oportunidades”, lembrou o prefeito, informando que Feira passada foram recebidos 6.500 currículos que resultaram 500 empregos diretos.

Wladimir destacou que a Prefeitura está comprometida com a empregabilidade e aproveitou a oportunidade de estar ao lado do gerente Geral da Bacia de Campos, Alex Murteira Celem, para pedir que a Petrobras abra mais oportunidades de estágio e empregos para a região.

“Na Prefeitura estamos comprometidos com a qualificação porque vai faltar mão de obra qualificada para atender as demandas da Petrobras e do Porto do Açu. Temos um olhar diferenciado para as necessidades das pessoas e recentemente fechamos parceria com o Governo do Estado para qualificar 240 jovens para o setor de óleo e gás, e estamos avançando com outras parcerias para qualificar e gerar empregos. Quero pedir ao gerente Alex Murteira que a Petrobras possa interagir com a Prefeitura e com o IFF para abrir oportunidades para o nosso povo que precisa de ajuda porque a empresa tem potencial para gerar empregos e riquezas para todos”, pediu Wladimir, que estava ao seu lado e ao lado do reitor do IFF, Jefferson Manhães.

Após o descerramento da fita, o prefeito foi convidado pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães, e dirigentes de entidades do setor produtivo para visitar estantes de empresas e entidades que apoiam a realização da sexta edição da Feira de Oportunidades, a saber, o Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Faetec, Sest/Senat e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa).

O gerente regional do Sebrae, Guilherme Reche, classifica a realização da Feira como “evento extraordinariamente importante para a juventude que precisa ser preparada para ocupar postos de trabalho em atividades que exigem qualificação profissional. Por outro lado, é bom para empresas que terão oportunidade de estar em contato com pessoal qualificado, ao mesmo tempo é muito importante para jovens que estão concluindo o ensino fundamental e que buscam conhecer a realidade profissional de cada área aqui demonstrada e, assim, a Feira contribui para que definam qual curso técnico ingressar para serem bem-sucedidos profissionalmente no futuro”, avaliou Guilherme Reche, que participará de um dos painéis de debate.

O reitor Jefferson Manhães agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho pelo apoio da Prefeitura para a realização do evento e destacou o orgulho de poder, na condição de dirigente do IFF, ofertar o espaço da instituição para, junto das instituições do ensino superior que compõem o Fidesc, unir empresas e alunos dos cursos técnicos que estão sendo preparados para o futuro.

“Agradeço ao prefeito Wladimir pelo apoio e pelas parcerias que têm sido viabilizadas com o IFF e pelo apoio da Prefeitura para a realização da Feira de Oportunidades. Aqui na Feira, as empresas, com as oportunidades de estágios e de empregos, são o centro das atenções dos jovens, mas é preciso destacar a importância das instituições que contribuem para que esse evento tão importante seja realizado. Quero lembrar que na década de 80, eu, na condição de estudante, tive o privilégio de registrar que a primeira equipe a atuar na exploração do Campo de Tupi, na Bacia de Campos, foi egressa da então Escola Técnica Federal de Campos, hoje IFF”, considerou Jefferson Manhaes.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *