28/05/2024
Região

Prefeitura de SJB vai dobrar frota de ônibus municipais gratuitos

São João da Barra vai dobrar a oferta de ônibus municipais gratuitos até o fim deste ano. O edital da licitação para contratação de mais veículos já foi publicado, como informou a prefeita Carla Caputi nessa quarta-feira, 20. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Machado, a gestão teve início com sete veículos gratuitos circulando em todos os distritos, mas já teve de adicionar um de forma emergencial, devido à crescente demanda. Com o novo certame, a frota vai passar a contar com 15 ônibus — mais que o dobro do início da gestão. O número de passageiros por dia no município saltou de 30 mil por mês em 2018 para 124 mil no último mês de agosto. Além de reduzir o intervalo e ampliar horários das linhas já existentes, a Prefeitura vai implementar uma linha circular entre as localidades do quinto distrito.

— Os “vermelinhos’’ ou “0800”, como popularmente são chamados, são ônibus ofertados pela Prefeitura e que circulam por todos os distritos e vários horários. Somos privilegiados, poucos são os municípios que ofertam o serviço de forma gratuita, como nós fazemos. Agora, precisamos ampliar a frota porque o número de passageiros aumentou muito — disse Carla Caputi.

Atualmente, o município conta com oito veículos de transporte coletivo, que circulam nos seis distritos do município, atendendo a seis linhas. Todas serão mantidas, mas, de acordo com o secretário Rodrigo Machado, com mais ônibus, a ideia é expandir a oferta de horários nessas linhas. “Outra novidade é a criação de uma linha circular dentro do quinto distrito, que tem uma particularidade de contar com várias localidades distantes. Não tenho dúvidas que são melhorias que vão aperfeiçoar o atendimento aos moradores de todo o município”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito passou a contar recentemente com novos fiscais que, segundo o titular da pasta, são essenciais para o planejamento de melhorias no sistema de transporte coletivo. Foram os fiscais que puderam constar o aumento da demanda, chegando a quase 130 mil passageiros no último mês. “Muita gente não compreende como temos um número tão alto de passageiros, em relação à nossa população. É preciso compreender que temos muitos servidores que moram na cidade vizinha e todos os dias pegam um ônibus até Barcelos e de lá utilizam o nosso transporte gratuito”, complementou Rodrigo em relação aos números.

A licitação está marcada para 19 de outubro. A expectativa da administração municipal é que em novembro o resultado esteja homologado e logo seja ampliada a frota. “Esperamos reforçar as linhas antes da alta temporada, quando há um aumento considerável da nossa população flutuante. Com o acréscimo de veículos vamos ter ônibus circulando e circulando até mais tarde. Os novos horários serão divulgados assim que o nosso programa de transporte gratuito passar a contar com mais ônibus”, salientou a prefeita Carla Caputi.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *