União Brasil afasta Bivar da presidência do partido; Antonio Rueda assume - Tribuna NF

União Brasil afasta Bivar da presidência do partido; Antonio Rueda assume

Nesta quarta-feira (20), a Executiva do União Brasil anunciou o afastamento temporário do deputado Luciano Bivar, atual presidente do partido. Com isso, o vice-presidente da legenda, Antonio Rueda, assume interinamente o comando do partido. Rueda já havia sido eleito o novo presidente da sigla, mas ainda não havia tomado posse.

A decisão de afastamento ocorreu em meio a um cenário de tensão interna. Onze membros da Executiva votaram a favor do afastamento de Bivar, enquanto cinco foram contra e houve uma abstenção. O deputado participou da reunião por videoconferência.

A medida é uma resposta a uma representação assinada por parlamentares e governadores do partido, que pediam o afastamento de Bivar da presidência e até mesmo sua expulsão e cancelamento da filiação.

O afastamento de Bivar é visto como provisório, enquanto o Conselho de Ética do partido analisa o caso, com a possibilidade de efetivar a determinação em até 60 dias.

Uma das motivações para o pedido de afastamento foram as ameaças proferidas contra o novo presidente interino, Antonio Rueda, e seus familiares. Após essas ameaças, as casas de praia de Rueda e de sua irmã, em Pernambuco, foram incendiadas este mês.

Além disso, pesam acusações sobre Bivar relacionadas à desfiliação de deputados do Rio de Janeiro sem consulta prévia à Executiva do partido. Em resposta às ameaças, Rueda contratou uma empresa de segurança privada.

A disputa interna também tem reflexos nas estratégias políticas do partido. A União Brasil almeja uma vaga na primeira-secretaria da Câmara dos Deputados (hoje ocupada por Bivar); porém, só poderá recuperá-la caso Bivar seja efetivamente expulso. Nesse sentido, os deputados Arthur Maia e Paulo Azi são considerados cotados para substituí-lo.

O União Brasil, terceira maior bancada da Câmara com 59 deputados, além de sete senadores e quatro governadores, enfrenta agora um período de incertezas políticas com a mudança na liderança partidária.

Rueda anunciou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bivar seja investigado pelo incêndio nas residências dele e de sua irmã. Em resposta, o deputado afirmou que entrará com um processo por danos morais contra Rueda, negando as acusações de envolvimento nos incêndios.

Com informações do UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *