28/05/2024
Região

SMEC promove evento para comemorar os 120 anos do Barracão de Gargaú

Para marcar os 120 anos do Barracão de Gargaú, celebrado na quinta-feira (27), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu uma solenidade festiva. O evento, com direito a confraternização, aconteceu nesta sexta-feira (28), no prédio histórico do Barracão.

Na programação, houve apresentação da Banda de Fanfarra da Escola Municipal (E.M.) Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, da própria localidade, além de palestra com a professora Vanilce Gomes, graduada em História e especialista em cultura afro-brasileira, e o pesquisador e animador cultural Edinho Martins, que teve como tema “Conhecer para Pertencer”, abordando a antiga feira e a importância preservar sua história.

Participaram do evento o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a subsecretária da pasta, Marcely Barreto, além de alunos da E.M. João Batista de Almeida, E.M. Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves e da Escola Estadual Ercília Muylart Menezes.

História – O Barracão de Gargaú é uma das mais antigas construções de SFI. Construído no estilo rústico-colonial, suas paredes são de madeiras e projetado em local estratégico, tendo sido palco de grandes negociações. O prédio tornou-se um importante ponto comercial da região e em dias de feira chegavam pessoas de toda a parte do antigo sertão sanjoanense, trazendo suas mercadorias nos lombos de animais, carros de bois e carroças para abastecer a região. O Barracão finalizou as atividades de feira, dando lugar a um espaço cultural e geração de trabalho e renda.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *