SJB recolhe embalagens de agrotóxicos

A Prefeitura de São João da Barra inicia na próxima quarta-feira, 7, o projeto Campo Limpo, desenvolvido em parceria com a empresa Açu Petróleo, para recolher embalagens de defensivos agrícolas, que será destinadas ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV) para reciclagem ou incineração.

Participam do projeto as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Saúde e Agricultura. A coleta será feita de forma itinerante, percorrendo todas as propriedades rurais do município.

— Nosso objetivo é, além de proteger o meio ambiente, cuidar da saúde dos trabalhadores rurais, já que no ato do recolhimento serão feitas fichas cadastrais de cada trabalhador para acompanhamento, cuidando da qualidade de vidas desses profissionais e dos alimentos que eles cultivam — explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

O recolhimento das embalagens será realizado por um caminhão de coleta seletiva e seguirá o calendário que será divulgado pela Prefeitura nos próximos dias. A primeira coleta, no dia 7, será em Sabonete, no quinto distrito.

Campo Limpo – Desde 2002 o inpEV é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema. Em 2020, o Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, ultrapassou as 600 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem ou incineração, desde quando o programa começou a operar.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *