SFI: Prefeita e vice participam de agenda da Agricultura em Praça João Pessoa e Santo Amaro

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, e o vice-prefeito Raliston Souza, acompanhados do secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e outros integrantes do Governo, participaram de agenda da pasta, nesta sexta-feira (25), em Praça João Pessoa e Santo Amaro. Além de prestigiarem o início de mais um curso de capacitação, eles visitaram duas propriedades rurais.

Inicialmente, o grupo participou pela manhã da abertura do 2º Curso de Inseminação Artificial, com a aula teórica na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça. As aulas práticas começaram na parte da tarde e serão realizadas ainda neste sábado (26) e no domingo (27), sempre na Fazenda Providência, em Sereno.

A prefeita Francimara destacou a importância de levar conhecimento técnico ao homem do campo. “Estamos capacitando os nossos produtores e trabalhadores rurais, cumprindo com o nosso planejamento de Governo de investirmos ainda mais na Agricultura”. O vice-prefeito fez coro: “O agricultor, o pecuarista e quem trabalha na área rural agora tem com quem dialogar e esta união com o poder público municipal beneficia a todo mundo”, reforçou Raliston.

“A capacitação é uma parceria da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Agricultura, com os veterinários Rossine e Maurício Provette”, informou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista.

Posteriormente, houve visita à propriedade rural do casal Rayane Braga e Bernardo Mansur, em Santo Amaro, que tem uma produção familiar de laticínios: queijos do tipo meia cura, nozinho e camembert, além de ricotas e iogurtes.

“Nesta segunda-feira (28), às 16h, teremos uma reunião na Secretaria de Agricultura com os proprietários do laticínio, com a participação de um arquiteto da prefeitura e de um engenheiro da área elétrica e de projetos autossustentáveis. Vamos estudar de que maneira a prefeitura pode ajudar para a ampliação do empreendimento, inclusive auxiliando na intermediação junto à Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) para a obtenção de linhas de crédito”, informou o secretário de Agricultura.

Encerrando a agenda, ainda em Santo Amaro, todos visitaram uma lavoura de milho, do agricultor Vítor Cola, que iniciou a colheita destinada à produção de silagem. “A secretaria, através da prefeitura, presta auxílio com trator e o suporte necessário para a colheita, além de caminhão do programa de assistência ao agricultor do Governo Federal”, informou Enaldo.

Participaram ainda da agenda a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, os secretários municipais Fagner Azeredo (Trabalho e Desenvolvimento Humano), Erbson Pires, o Bibinho (Administração), Márcio Calixto (Turismo, Indústria e Comércio) e Joana Ramos (Particular); os subsecretários Daniel Abílio (Agricultura) e Manoel Mendes (Meio Ambiente); o coordenador da Defesa Civil, Luiz Antônio Beyruth, os assessores de Gabinete Augusto Alves, coronel Eduardo Dias, Cristiane Araújo e Roberto Vinagre; além dos vereadores Maxsuel Cocóia (presidente da Câmara Municipal), Milsinho Mota (líder do Governo no Legislativo) e Flor de Guaxindiba.

AsCom-SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *