SFI é contemplado com programa “Limpa Rio” - Tribuna NF

SFI é contemplado com programa “Limpa Rio”

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhou nesta terça-feira (28) a primeira visita técnica do programa “Limpa Rio”. A iniciativa do Governo do Estado realizará a limpeza e o desassoreamento de lagos, lagoas e canais de diversas localidades.

A comitiva municipal, que contou ainda com o vice-prefeito Raliston Souza, secretários e assessores, visitou pontos em Guaxindiba, Santa Clara, Sossego, Gargaú e Barra do Itabapoana, junto com representantes da empresa contratada pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) para atuar no Norte e Noroeste fluminenses.

— Na segunda-feira (27), estive no Palácio Guanabara e aproveitei a oportunidade para solicitar esta parceria junto ao vice-governador Thiago Pampolha, que também é o responsável pela Seas. Agradeço a ele e ao governador Claudio Castro pelo rápido atendimento, que, sem dúvidas, trará muitos benefícios para nosso município — observou Francimara.

A prefeita destacou que a iniciativa será crucial para evitar enchentes, sobretudo, em locais que registram histórico de grandes acumulados de chuva. Além disso, em Gargaú, por exemplo, o programa vai beneficiar ainda a navegação de barcos em direção ao rio Paraíba do Sul.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, com base nesta visita, os técnicos definiram as áreas prioritárias e os equipamentos e maquinários a serem utilizados.

— Com a limpeza, que incluirá o manejo da vegetação, serão facilitados o escoamento e a desobstrução do curso da água — explicou.

Entre os locais a serem contemplados estão a Lagoa do Salgadinho, na área central, a boca da barra entre Guaxindiba e Sossego, e canais em Santa Clara, Gargaú e Barra do Itabapoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *