18/06/2024
Campos

Qualifica Campos já é sucesso em seu primeiro dia; evento se estende até sábado

Qualificar para empregar. Com esse objetivo, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego, retomou o Qualifica Campos. A oportunidade de se matricular em um dos mais de 200 cursos oferecidos com descontos que variam de 30% a 70%, levou no primeiro dia do evento centenas de pessoas ao Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro (Largo da Imprensa). O evento acontece até sexta-feira (07), das 9h às 18h e, no sábado (08), das 9h às 13h.

Além de se matricular, também é possível cortar gratuitamente o cabelo para doação, no salão instalado no local, pelo Instituto Sawana e Nélia Almeida Gomes de Oliveira, que assistem pacientes oncológicos. A retomada do Qualifica Campos, suspenso na gestão passada, acontece graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Qualificação e Emprego e a Rede Qualifica.

O secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa, diz que a parceria com as instituições visa facilitar a vida do trabalhador. “Sabemos que está tudo muito difícil e os empresários entenderam que é necessário abraçar esse projeto, para que a população tenha qualificação para o mercado de trabalho. Outro ponto que estamos trabalhando junto às empresas é a conscientização que é necessário dar a primeira oportunidade. Muitas vezes nos esbarramos nos que se tem qualificação, mas não tem experiência. Uma forma de acabar com o desemprego é dar primeiro emprego, é uma via de mão dupla, se não houver oportunidade de emprego, não tem como ter experiência”.

O secretário lembra que durante o evento, técnicos do Espaço da Oportunidade estarão atendendo às pessoas que estão em busca de emprego, com orientação e preparação de currículo.

Márcio Mata, vice-presidente da Rede Qualifica, parceira do evento, ressalta a importância de abraçar a iniciativa do governo. “Esse evento dá oportunidade às pessoas com menor poder aquisitivo de se matricular em um curso de qualidade e com desconto. São grandes redes, aqui tem escolas com mais de 30 anos no mercado. Campos é a “Cidade Petróleo” e hoje temos um porto ao lado. Os investimentos estão acontecendo no município, então nosso intuito é ajudar as pessoas a se qualificarem, ter oportunidade de emprego e mudar de vida. É importante abraçar este tipo de iniciativa, pois para empregar o nosso povo é necessário qualificar. O Qualifica Campos é um meio de ajudar essas pessoas”, disse.

Cíntia Monteiro Valadares, está desempregada e foi ao Qualifica Campos para conhecer os cursos disponíveis. “Já passei por alguns estandes para ver os cursos que estão sendo ofertados e ver em qual eu me encaixo. Estou vendo que os preços realmente estão bons. Até sábado eu retorno”.

Já Thiago Maia, aproveitou a oportunidade e se matriculou no curso de inspetor de solda. “Estou com objetivo de trabalhar embarcado e vi uma oportunidade para me matricular no curso de inspetor de solda. Valeu vir aqui, pois o desconto é bom”.

Os cursos oferecidos são para áreas de grande procura no mercado de trabalho, tornando-os mais acessíveis a quem está em busca de emprego. Entre as empresas participantes estão: Aforvig, para treinamento de formação de vigilantes; Best; Campos Solda; Datafox/IBMR; Digitus; Margel Cursos, PS Qualificação; GRV (ONG de ambulâncias de resgate voluntário); IPE (Instituto Politécnico de Ensino); IGA; Microlins; Presal; Ultrafibernet Telecom; Smart; e Task, além do Centro Universitário IBMR e Centro Universitário Unifecaf.

SOLIDARIEDADE – Durante os cinco dias de evento, quem passar pelo Centro de Campos vai poder cortar o cabelo e ainda doá-lo em um ato de amor. O Instituto Sawana e Nélia Almeida Gomes de Oliveira, que assistem pacientes oncológicos, estão no local oferecendo o corte gratuito.

A presidente do Instituto Sawana, Lena Souza, fala da oportunidade de participar do evento, oferecendo corte gratuito para as mulheres que queiram doar os cabelos. “Está sendo muito bacana estar aqui, é uma oportunidade dada às pessoas para investir na carreira. Estamos fazendo uma participação social, convidando as pessoas que querem mudar de visual a virem aqui fazer o corte gratuito e melhorar a autoestima das mulheres que sofrem de câncer, pois com a quimioterapia elas perdem o cabelo, então é a oportunidade de se qualificar e também de fazer o bem ao próximo”.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *