Qualifica Campos começa nesta terça com cursos para quem busca emprego - Tribuna NF

Qualifica Campos começa nesta terça com cursos para quem busca emprego

Começa nesta terça-feira (04), às 9h, no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro (Largo da Imprensa), o Qualifica Campos. O evento segue até sábado aproximando pessoas que querem se profissionalizar para entrar no mercado de trabalho de cursos em áreas com oferta de mão-de-obra. Mais de 200 cursos serão oferecidos com descontos que variam de 30% a 70%. A retomada do Qualifica Campos, suspenso na gestão passada, acontece graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Qualificação e Emprego e a Rede Qualifica. De terça a sexta-feira, o Qualifica Campos será das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h.

Os cursos oferecidos são para áreas de grande procura no mercado de trabalho, tornando-os mais acessíveis a quem está em busca de emprego. Entre as empresas participantes, estão: Aforvig, para treinamento de formação de vigilantes; Best; Campos Solda; Datafox/IBMR; Digitus; Margel Cursos, PS Qualificação; GRV (ONG de ambulâncias de resgate voluntário); IPE (Instituto Politécnico de Ensino); IGA; Microlins; Presal; Ultrafibernet Telecom; Smart; e Task, além do Centro Universitário IBMR e Centro Universitário Unifecaf. A novidade desta edição é a participação dos Institutos Sawana e Nélia Almeida Gomes de Oliveira, que assistem pacientes oncológicos.

“Para nós, a retomada do Qualifica Campos é fundamental porque, com frequência, recebemos demandas de empresas parceiras de oferta de trabalho com mão-de-obra especializada e, muitas vezes, não temos como atender por falta de trabalhadores com a qualificação necessária. Durante o evento, estaremos dando oportunidade a quem quer se especializar de, futuramente, conseguir emprego naquelas áreas específicas. Afinal, somos uma Secretaria de Qualificação e Emprego”, destaca o secretário Robson Barbosa, acrescentando que a secretaria estará, através do Espaço da Oportunidade, atendendo às pessoas que estão em busca de emprego e com orientações sobre como preparar currículo.

Entre os cursos oferecidos estão vários na área offshore, de vigilância, informática e também que atendem as empresas do Porto do Açu. O presidente da Rede Qualifica, Juarez Machado, citou alguns cursos. “São cursos de soldador e pintura industrial, para as áreas onshore e offshore, como IRATA (curso de acesso por corda), salvatagem, barbeiro, informática, idiomas, técnico de enfermagem, além de gastronomia, maquiagem, entre outros”, informa Juarez, ressaltando a importância da parceria com a Prefeitura de Campos.

Empresários de vários setores também destacam a necessidade para o mercado, atualmente, de estar qualificado na área de informática. “Em quase todos os cursos, atualmente, as empresas pedem conhecimento em informática”, explica Juarez, lembrando que, com a pandemia, a tecnologia deu um grande salto e vários setores, como o de vigilância, estão contratando também quem tem conhecimento na área de informática.

Desde 2021, o prefeito Wladimir Garotinho vem implementando medidas para aquecer a economia do município, resultando na chegada de novas empresas ao município e maior oferta de empregos. Nos últimos dois anos e meio, Campos vem apresentando saldos positivos na geração de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência. Além de retratar o novo momento pelo qual passa o município, que vem reconquistando a confiança de empresários e empreendedores, que estão instalando empreendimentos em Campos, gerando emprego e renda.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *