23/05/2024
Campos

Campos é referência na implantação do novo parque semafórico inteligente e recebe visita do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim

Campos volta a ser referência para outros municípios. O prefeito Wladimir Garotinho recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim – ES, Victor Coelho, o vice-prefeito e secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, e comitiva. Na pauta, a implantação do novo sistema de semáforos inteligentes em Campos.

A comitiva de Cachoeiro foi recebida pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nélson Godá, e pelo vice-presidente, Davi Alcântara, percorrendo os principais pontos onde foram instalados os novos semáforos no município. Após conhecer o projeto, o prefeito de Cachoeiro foi recepcionado por Wladimir Garotinho em seu gabinete, onde puderam falar sobre o parque semafórico e trocar experiências sobre gestão tecnológica.

“Recebi hoje, pela manhã, a visita do prefeito da cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, junto do seu vice-prefeito, Ruy Guedes, e demais integrantes da sua equipe. Ele veio a Campos conhecer o sistema de semáforo inteligente que estamos implantando, aproveitamos para conversar sobre SmartCities e trocar experiências de sucesso nas cidades. Muito bom ver nossa Campos voltando a ser referência”, disse Wladimir.

Para o prefeito de Cachoeiro, a visita foi bastante proveitosa.

“Tivemos uma experiência interessante. Viemos conhecer o sistema semafórico que a prefeitura de Campos está implantando. Nós temos essa vertente de tecnologia em nossa cidade de Cachoeiro e ficamos encantados com as soluções tecnológicas para a melhoria da cidade, e queremos implantar em nosso município também. Foi muito válida essa troca de experiência”.

Os semáforos inteligentes começaram a funcionar há um mês. Só na Avenida 28 de Março foram instalados três cruzamentos, e nesta semana, outros serão instalados na mesma avenida, no cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy e com a Avenida Arthur Bernardes.

Presidente do IMTT, Nelson Godá relata que o interesse dos gestores da cidade capixaba mostra que o município de Campos está no caminho certo. “A visita reconhece a nossa iniciativa. A repercussão da implantação do nosso sistema, fez eles virem conhecer e verificar o processo de implantação e operação, assim como conversar com o prefeito Wladimir, trocar experiência, reconhecendo o bom trabalho que estamos fazendo. É importante estreitar laços, e o reconhecimento do sistema mostra que a nossa escolha e a decisão de atualizar o nosso parque semafórico, usando a linha Smart Cities, foi acertada”.

O novo sistema conta com semáforos interligados controlando o tráfego de veículos automaticamente e em tempo real, a fim de evitar retenções e engarrafamentos. A tecnologia faz a leitura e captura de placas de veículos, sendo um auxílio para os órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar e Polícia Civil, pois, havendo alguma intercorrência, podem solicitar ao IMTT informações.

Participaram do encontro o secretário de Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim, Márcio Correia Guedes; Thiago Bringer, procurador Geral do Município e secretário de Governo e Planejamento Estratégico; e ainda Elcio Paes de Sá Neto, coordenador de Tecnologia da Informação. Junto com Wladimir Garotinho estavam, além de Nelson Godá e Davi Alcântara, o diretor de trânsito do IMTT, Alexandre Peixoto, o chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem, e o procurador Geral do Município, Roberto Landes.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *