Projeto “Cultura na rua: grafite e arte urbana” chega a São João da Barra RJ através da Ferroport com objetivo de promover a valorização artística e embelezamento da cidade
Proposta é realizar oficinas com técnicas de artes visuais, além de festivais de arte urbana
São João da Barra RJ receberá um verdadeiro espetáculo visual, com a chegada do projeto “Cultura na rua: grafite e arte urbana”, com patrocínio da Ferroport. A proposta deste é realizar oficinas de várias técnicas de artes visuais, com foco na arte urbana, direcionadas aos jovens das escolas do município.
Além disso, as ações também contemplam festivais de arte urbana para os jovens beneficiados , bem como educadores e a comunidade. O evento contará com DJ, pintura ao vivo e pintura em muro externo, deixando duas obras de arte urbana como um legado a cada festival realizado.
O objetivo do projeto é o desenvolvimento artístico dos jovens, por meio de técnicas que podem ser utilizadas profissionalmente. Além disso, tem o intuito de fomentar o ideal de arte sustentável, por meio da produção de tintas naturais.
As ações pretendem aproximar a cidade de um verdadeiro museu a céu aberto, através de obras de arte em muros externos, visando aproximar os jovens da história e arte de suas cidades, promovendo o vínculo e pertencimento. Com isso, os alunos e a comunidade recebem um evento cultural e artístico de qualidade.
A curadoria e coordenação do projeto será realizada pela Parede Viva, uma produtora artística com mais de dez anos de experiência no mundo das artes. Atuando com a pintura de grandes murais, empenas, oficinas de grafite, pintura, reciclagem, ações socioculturais, live paintings, curadoria artística, exposições, ativações de marcas, pinturas artísticas comerciais e diversos outros projetos de arte e ativismo, busca por meio de suas ações, a promoção do bem-estar coletivo e conscientização política.
Os temas principais incluem o empoderamento jovem, valorização artística e embelezamento das cidades, além do empreendedorismo artístico.
Através de Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cultura na rua: grafite e arte urbana” tem a produção da Faço Arth Produções LTDA, apoio da Komedi Projetos e Vida Flats, com patrocínio da Ferroport, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Entendemos que a arte e cultura podem se manifestar de diversas maneiras, tendo um grande poder de engajamento e mobilização principalmente entre os jovens. Buscamos constantemente projetos que possibilitem a todas as gerações essa aproximação com expressões culturais diversas. É importante que a comunidade tenha esse contato com diferentes formas de manifestações artísticas, sendo nosso objetivo promover essa aproximação como forma de reafirmar o compromisso da Ferroport com o desenvolvimento local”, afirma Edenislon Sanches, Gerente de Sustentabilidade da Ferroport.
Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
Cultura na rua: grafite e arte urbana em São João da Barra/RJ
Datas, horários e locais:
Festivais:
01/10 – 14h
Cmea II – Grussaí
Rua João Maria Rangel Felizardo, S/N – Nova Grussaí. São João da Barra – RJ
02/10 – 10h
E. M. Domingos Fernandes Da Costa
Avenida Rotary, S/N, Chatuba. São João da Barra – RJ
Oficina:
28/10 a 14/11
E. M. Domingos Fernandes da Costa
Avenida Rotary, S/N, Chatuba. São João da Barra – RJ
28/10 a 14/11
CMEA II – Grussaí
Rua João Maria Rangel Felizardo, S/N – Nova Grussaí. São João da Barra – RJ