Presidente da Alerj Rodrigo Bacellar participa da inauguração da 1ª Usina Termelétrica a utilizar gás natural do pré-sal - Tribuna NF

Presidente da Alerj Rodrigo Bacellar participa da inauguração da 1ª Usina Termelétrica a utilizar gás natural do pré-sal

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A nova usina passa a funcionar em Macaé e vai reforçar a geração de energia elétrica sustentável no país.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL), participou ao lado do governador Cláudio Castro da solenidade de inauguração da Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul, pioneira no uso do gás natural do pré-sal para gerar eletricidade no Brasil. O evento foi realizado nesta quarta-feira (22/11) na cidade de Macaé, sede da usina.

A UTE Marlim Azul, que começou a operar comercialmente esta semana, tem capacidade de gerar 65 megawatts e pode fornecer energia para cerca de 2,5 milhões de residências. O projeto, com investimento de US$ 500 milhões, criou mais de 1,5 mil empregos desde o início das obras, em 2020.

Bacellar destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país. “A inauguração desta usina com energia inovadora impulsiona a economia local, e essa é uma das pautas da atual Legislatura da Alerj: buscar caminhos para que o nosso estado possa diversificar sua economia e crescer em todas as regiões. Estamos mostrando o potencial do Rio de Janeiro para liderar no setor de energia sustentável e gerar oportunidades reais para as pessoas. Além disso, o interior está cada vez mais forte e ativo no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o presidente da Alerj.

Mais desenvolvimento para o Estado

O novo empreendimento do setor elétrico é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Macaé, o governo estadual e as principais empresas do setor de óleo, gás e energia em escala global. Para o governador Cláudio Castro, a inovação energética reafirma a potência do Rio de Janeiro. “Temos no estado uma quantidade de pré-sal importantíssima que gera essa consolidação do Rio como a capital energética do Brasil. Apoiamos o empreendimento e colaboramos dando a autorização para a construção do gasoduto que conecta a Shell a essa instalação”, pontuou Castro.

Para o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, o novo projeto também se consolida como uma política pública inovadora para a cidade. “Além do desenvolvimento econômico que vai ser gerado com a usina, vamos conseguir também mais emprego e renda para a nossa população”, disse.

Trajetória Pioneira

A Marlim Azul, pertencente ao grupo Arke Energia, é a primeira empresa a transformar o gás do pré-sal em energia elétrica, aproveitando essa riqueza totalmente brasileira. Trata-se de uma iniciativa colaborativa da Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power.

“A inauguração da Marlim Azul é um marco na história porque registra o começo de uma transformação na maneira como o Brasil gera energia. O gás natural do pré-sal é um recurso nacional muito valioso, sendo também mais amigável ao meio ambiente já que tem menor concentração de gás carbônico. Além disso, nossa usina consome menos gás e gera mais energia. Então, estamos dando um importante passo na direção de um futuro mais sustentável”, pontuou Bruno Chevalier, presidente do grupo Arke.

Rio: principal produtor

O Estado do Rio é o maior produtor nacional de Gás Natural do Brasil, com 75% do mercado. É a segunda maior rede de gasodutos de distribuição do Brasil, com 6.421Km e o segundo maior produtor nacional de biogás, com produção anual de 197 milhões de m³. É também pioneiro em biometano, com produção anual de 28,6 milhões de m³ por ano. O estado é, ainda, o principal produtor nacional de Petróleo, com 86% da produção brasileira e conta com o maior investimento privado da América Latina: o Porto do Açu, que já possui projetos em hidrogênio verde e é considerado como porta de entrada para os investimentos sustentáveis no país.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *