Prefeitura de SJB implanta a Caderneta da Saúde do Idoso - Tribuna NF

Prefeitura de SJB implanta a Caderneta da Saúde do Idoso

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria de Saúde de São João da Barra deu início à implantação no município da Caderneta da Saúde do Idoso. No documento constam todas as informações de quem tem 60 anos ou mais. O primeiro passo foi capacitar os agentes comunitários e enfermeiros do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). O treinamento ocorre em duas etapas e a primeira já foi concluída. Em um prazo de até 30 dias será iniciada a próxima fase.

De acordo com a coordenadora do Programa da Saúde do Idoso, Lívia Paes, as equipes do ESF foram capacitadas para fazer a avaliação multidimensional dos idosos do município. A avaliação inclui a investigação de vários aspectos como físico, mental, funcional, social, ambiental e o espiritual através do Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13).

O VES-13 é um instrumento simples e eficaz, capaz de identificar o idoso vulnerável residente na comunidade, com base na idade, autopercepção da saúde, presença de limitações físicas e incapacidades. Com isso será possível dividir os idosos em relação a vulnerabilidades quanto ao declínio funcional, ou seja, as questões de fragilidade, e assim aumentar a eficácia na implementação de políticas públicas para os idosos de São João da Barra.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *