23/05/2024
Região

Prefeitura de SFI realiza as primeiras 20 cirurgias de catarata no Hospital Municipal Manoel Carola

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou as primeiras cirurgias de catarata, na quarta-feira (19), no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas. No total foram 20 procedimentos cirúrgicos.

Os pacientes beneficiados são residentes em SFI e previamente passaram por triagem, considerando a relação disponível na Central Municipal de Regulação (CMR). A disponibilização da cirurgia de catarata no Centro Cirúrgico está relacionada à diretriz estabelecida pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, que prevê a ampliação da oferta de ações e serviços de saúde no município, visando facilitar que a população tenha acesso a consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.

Segundo o secretário de Saúde, Sebastião Campista, a SMS vem trabalhando com determinação para atender as expectativas da prefeita Francimara no que se refere à ampliação da oferta de diversos procedimentos no município.

“O Centro Cirúrgico foi reaberto em maio de 2022 e, desde então, passou a ofertar procedimentos cirúrgicos de laqueadura, vasectomia, cirurgia geral, pequenas cirurgias, cirurgias urológicas, videoesteroscopia, além de exames de endoscopia e colonoscopia, possibilitando, com isso, que a população encontre a resolução para as suas necessidades cirúrgicas no próprio município”, ressaltou Campista.

A prefeita Francimara mostrou-se extremamente satisfeita com a realização de mais uma meta da sua gestão. “Sabemos que existe uma grande quantidade de pessoas precisando dessa cirurgia e que 90% não têm condições de pagar pela cirurgia de forma particular. Ao conseguirmos ofertar esse procedimento no HMMC, permitindo que moradores do município tenham acesso ao serviço de forma rápida, segura e sem nenhum custo”, destacou Francimara.

O próximo mutirão de cirurgia de catarata no Centro Cirúrgico do HMMC está previsto para o dia 14 de agosto e vai comtemplar os pacientes que já passaram pela triagem e foram aprovados nos exames pré-operatórios realizados pela SMS.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *