19/07/2024
Campos

Prefeito Wladimir participa da inauguração de duas usinas solares

O Prefeito Wladimir Garotinho participou na tarde desta quarta-feira (04) da inauguração de duas usinas solares do Grupo Gera, que somam potência total de 6 MW, suficiente para atender 7 mil residências. O investimento de R$ 24 milhões abriu mais de 150 postos de trabalho diretos e indiretos durante a implantação. Ao todo, a energia gerada pelas unidades, denominadas de Mombaça I e II, evita a emissão de 800 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

“Campos já é o segundo município do Estado em geração de energia solar e, em breve, ocupará a primeira posição, pois novas usinas estão sendo instaladas. Fico feliz, porque os investidores estão acreditando no potencial de nossa cidade e a Prefeitura tem oferecido todo o suporte para viabilizar empreendimentos que gerem emprego e renda”, ressaltou Wladimir, que acionou o painel de controle iniciando as operações.

O Grupo Gera, que atua desde 2016 com implantação de soluções em diferentes fontes renováveis de geração de energia, já iniciou as obras de outras duas usinas em Campos. A UFV Goytacazes e UFV Fazenda São João terão mais de R$ 27 milhões em recursos e serão entregues no primeiro semestre de 2024.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, o momento é especial. “A discussão sobre a matriz energética vem ganhando cada vez mais destaque e as usinas fotovoltaicas são apontadas como excelente alternativa. Campos foi pioneira na energia elétrica e tem tudo para ser referência em energia limpa e renovável”, frisou.

Coordenador de Implantação e Projetos do Grupo Gera, Vitor Moreira destacou a parceria com o poder público municipal. “O apoio responsável da Prefeitura foi fundamental para a consolidação do projeto das unidades de Mombaça I e II. O que estamos vendo aqui hoje se propaga em outras frentes, com energia limpa, redução da emissão de gás carbônico, trazendo benefícios para a cidade e para as pessoas”, comentou Vítor, ao lado da coordenadora de Licenciamento do Grupo, Fernanda Buenada; e do Gerente responsável pela gestão de obras das Usinas Mombaça, Ramon Luis.

Participaram ainda da inauguração, no Km 3 da RJ-158 (Campos-São Fidélis), o secretário municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves; e o subscretário Alair Almeida; o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPS, Felipe Knust; o secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa; o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen; o Coordenador de Energia Solar e Hídrica da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, Alexandre Galvão; e o assessor jurídico da pasta, Paulo Enrique Mainier.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *