Prefeita Francimara retoma o andamento do concurso público

Após um ano de suspensão, em decorrência da pandemia de Covid-19, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, retoma as etapas visando a realização do concurso público, no âmbito do Executivo Municipal. Na manhã desta terça-feira (15), foi realizada uma reunião no Gabinete com a participação de membros da Comissão para discutir o assunto.

“Quando Frederico (Barbosa Lemos) foi prefeito de SFI, em 2012, chamou muitos candidatos aprovados que estavam na lista de espera. Quando pela primeira vez assumi a administração da prefeitura, desejava realizar o certame para o preenchimento de vagas em diversos cargos. Como o processo seletivo precisa passar por várias etapas, acredito que esse seja o momento oportuno para retomarmos as fases do concurso. A pretensão é de que a realização ocorra no próximo ano”, informou Francimara.

Atendendo ao pedido da prefeita, a Comissão apresentou o quantitativo de vagas informadas pelas secretarias, além da proposta para criação de 14 novos cargos. Segundo o assessor da Secretaria de Administração, José Manoel Alves Moll, depois de serem submetidas à análise, serão encaminhados à Câmara Municipal para criação de novos cargos e número de vagas. “Após, será iniciado o processo licitatório”, disse.

De acordo com o subprocurador-geral, Claudio Heringer, todas as etapas do concurso serão acompanhadas pela Procuradoria Geral do Município (PGM), além da publicidade ao Ministério Público Estadual (MPE), bem como ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

O secretário de Administração, Erbson Gomes Pires (Bibinho), lembrou que o concurso é um sonho antigo do município. “O último concurso público foi realizado há mais de 13 anos e nesse período houve muitas vacâncias de cargos, trazendo um déficit no funcionalismo municipal. Quando a prefeita Francimara assumiu o primeiro mandato, em 2017, começamos a discutir sobre a realização de um concurso, e, por essa razão, foi encaminhado um anteprojeto à Câmara Municipal para a aprovação. Infelizmente, com o advento da pandemia, não pudemos prosseguir, mas neste ano, essa é a quarta reunião para discutir a continuidade das etapas do processo”, revelou.

Recadastramento – A Secretaria de Administração realizará, nos próximos meses, o recadastramento dos servidores públicos concursados e efetivos. Durante a reunião com a prefeita Francimara, os membros da pasta também apresentaram a necessidade de se fazer o procedimento, pois segundo o secretário da pasta, a iniciativa vai trazer benefícios, tanto para o servidor, como para a prefeitura.

“Com a atualização cadastral dos dados dos servidores, a prefeitura poderá saber quais funcionários que investiram em conhecimento, fazendo cursos e aperfeiçoamentos. Além disso, poderá complementar as informações que possam estar em falta nas respectivas pastas funcionais”, antecipou Bibinho.

Ainda de acordo com o secretário, as datas, os locais e o cronograma de ações para o recadastramento serão informados em breve.

AsCom-SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *