Prefeita de SFI anuncia transformação na principal avenida do Centro

A Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, principal via do Centro de São Francisco de Itabapoana (SFI), passará a ser de sentido único. A prefeita Francimara Barbosa Lemos lançou na tarde dessa quarta-feira (16) o marco fundamental do início das intervenções necessárias para a mudança. A ordem de serviço também foi assinada. Os atos aconteceram na altura da Praça São Francisco de Paula.

As obras vão começar em até 20 dias e contemplarão estacionamento transversal, com vagas para gestantes, pessoas com deficiência e idosos, além de ciclofaixa e espaços destinados à carga e descarga para atender os comércios. Tudo demarcado com sinalizações horizontal e vertical. As ruas transversais também serão adaptadas para receber um novo fluxo de veículos. Os investimentos são oriundos de recursos próprios.

“Nosso Centro já não comporta mais o desenvolvimento e crescimento que vêm sendo registrados. Isso fica claro com as inaugurações recentes de duas lojas renomadas nacionalmente. Desta forma, essa mudança se tornou uma necessidade”, pontou Francimara, que estava acompanhada de secretários, vereadores e assessores. Ela detalhou o projeto à população através de uma “live” transmitida pela Assessoria de Comunicação.

Segundo a prefeita, a avenida principal será o primeiro espaço da cidade a receber a troca no parque de iluminação, cujas lâmpadas passarão a ser de Led. “Junto com as obras de acesso à Rodoviária Manoel Carlos da Silva, desenvolvidas em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), a entrada e o centro de SFI ganharão uma nova identidade”, destacou, agradecendo o suporte do Poder Legislativo.

Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, a mudança na via, além de aperfeiçoar a dinâmica do trânsito e promover mais segurança para pedestres e condutores, estimulará “a economia local e a valorização de outras áreas da região central”. Ele destacou que outras vias, como as que estão localizadas às margens do Ciep 470 e do Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, estão sendo analisadas como alternativa para os condutores de veículos, quando as mudanças no Centro estiverem concluídas. “Desde já, pedimos paciência e compreensão de todos. Contamos com essa colaboração para nos adaptarmos da melhor forma possível”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, subtenente Edson Brito, a expectativa é de que a fluidez e a segurança no trânsito melhorem em torno de 75% na área central. “É um grande passo, mas isso também é de responsabilidade de todos nós, que devemos dirigir seguindo as leis”, pontuou, acrescentando que agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e da Guarda Civil Municipal (GCM) auxiliarão os motoristas, alertando para as mudanças.

Para o vice-prefeito, Raliston Souza, a capacidade de gestão do atual governo é evidente quando “o Poder Público dá a resposta que os munícipes esperam”. Segundo ele, “a cada dia, mais sonhos estão sendo realizados”.

O presidente da Câmara Municipal, Maxsuel Cerqueira, parabenizou o projeto desenvolvido. Já o vice-presidente, vereador Alexandre Barrão afirmou que a medida “é um sonho dos munícipes”. Ambos representaram os demais vereadores presentes.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.