24/05/2024
Região

Praça João Pessoa: prefeita de SFI implanta Base do Resgate e inaugura reforma de UBS e Centro de Fisioterapia

Com o investimento de cerca de R$ 270 mil, a Unidade Básica de Saúde e o Centro de Fisioterapia de Praça João Pessoa foram reformados e ampliados pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). As obras foram entregues à população na manhã desta sexta-feira (11) pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Na ocasião, ela implantou na localidade a quinta base do Serviço Municipal de Resgate (SMR).

Todos os setores de ambos os prédios receberam melhorias e intervenções para garantir acessibilidade do local, que abriga um polo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) responsável por atender cerca de 2.700 pessoas.

— Vamos, desta forma, proporcionar mais dignidade para o nosso munícipe. Isso é governar para todos. Com muita alegria e satisfação venho a esta querida localidade para a entrega desses importantes avanços. Eles acontecem a partir da confiança e do apoio da Câmara Municipal — afirmou a prefeita, que estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, além de secretários, vereadores e assessores. Ela anunciou ainda a implantação da sexta base do SMR, que será em Travessão de Barra.

Francimara lembrou outros investimentos na área da saúde em execução no momento: reformas em quatro UBS, construção da sede própria do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) e a reforma total do Hospital Municipal Manoel Carola com construção de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ambulatório de especialidades médicas.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza destacou que todas as obras paralisadas em gestões anteriores foram concluídas, o que mostra “responsabilidade com dinheiro público e a nossa preocupação em oferecer as melhores condições possíveis para nossa população”.

Raliston também abordou a aplicação de recursos para renovar a frota. 13 ambulâncias, 24 carros e três vans foram adquiridas nesta gestão.

A ampliação da assistência aconteceu ainda por meio dos polos de ESF. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, eram seis, quando a prefeita Francimara assumiu, e atualmente são 15. Sobre o SMR, ele salientou a importância das bases, ao informar que a equipe de Imburi, implantada em janeiro deste ano, realizou mais de 450 atendimentos de urgência e emergência.

Para o coordenador do SMR, ortopedista Guilherme Cortes, “os avanços no setor mostram a responsabilidade que a Saúde é tratada pelo poder público municipal”. Segundo ele, através das bases, é possível realizar o primeiro atendimento com mais rapidez, tendo em vista a extensão territorial de SFI. Cortes observa que este aspecto é crucial para salvar vidas.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Fauazi Cherene, avaliou que os investimentos da prefeitura tem possibilidade a estruturação de diversos equipamentos e serviços da área da Saúde, sendo a UBS, o Centro de Fisioterapia e a quinta base do SMR os exemplos mais recentes.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *