Patrulha Rural: Prefeitura de Campos e 8º BPM iniciam instalação de placas de geolocalização - Tribuna NF

Patrulha Rural: Prefeitura de Campos e 8º BPM iniciam instalação de placas de geolocalização

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, e o 8 Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciam, nesta quinta-feira (24), na Baixada Campista, a instalação das placas de geolocalização do programa Patrulha Rural – Protetores do Campo. O comandante do 8⁰ BPM, tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz, e policiais militares, que participaram do curso de formação específica para o programa, vão acompanhar os serviços, que começam às 9h, no km 2 da RJ-196, em Mineiros. Às 10h, em Canto de São Martinho, será feita a instalação da placa de identificação de propriedade monitorada no Sítio Batueira, primeiro a integrar a Rede de Fazendas Protegidas.

O secretário de Agricultura, Almy Júnior, conta que também serão distribuídas cartilhas do Patrulha Rural, com orientações sobre atitudes simples que podem ajudar na construção gradativa de um ambiente rural mais seguro e na promoção da paz no campo.

“Temos, hoje, 250 produtores e agricultores rurais da Baixada Campista e região Sul de Campos cadastrados no programa da Polícia Militar. É importante lembrar que a insegurança, especialmente na região de São Martinho, na Baixada Campista, gerou, em maio de 2021, a necessidade de construção de um programa em parceria com a Polícia Militar, para atender a população do campo. Destacamos a sensibilidade das autoridades e comandantes da Polícia Militar, do comandante do 8º BPM e dos policiais em entender e atender nossa demanda de ampliar a segurança no campo. A estimativa é que a Secretara de Agricultura e a PM cadastrem 1.500 agricultores para a geolocalização de propriedades em todo o município. Ainda há muito a se fazer, mas o caminho para uma segurança melhor no campo, por meio do Patrulha Rural, já começou a ser trilhado”, destacou Almy.

OPERACIONALIDADE – Nesta quinta, começa a instalação das placas com a área e propriedades monitoradas pelo Patrulha Rural, todas contendo o telefone para casos de emergência, além do geral da PM, o 190. Na Baixada Campista, o contato com os policiais que atuarão na região será feito pelo (22) 99264.1780, que funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

O secretário lembrou, ainda, que segue em processo de licitação a aquisição de dois veículos de tração 4×4 que serão cedidos pela Prefeitura à Polícia Militar para reforçar a Patrulha Rural. A compra foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho em abril deste ano, no lançamento do Patrulha Rural – Protetores do Campo, em evento que contou com a presença do subsecretário de Estado de Polícia Militar e chefe de Estado Maior Geral, coronel Carlos Eduardo Sarmento.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *