Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti começa nesta segunda, em Campos - Tribuna NF

Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti começa nesta segunda, em Campos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a partir de segunda (31 de julho) até sexta (4 de agosto), mais um Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa serão divulgados na semana seguinte à conclusão da coleta de dados.

O município realizou o 1º LIRAa do ano em janeiro, cujo índice foi de 5,2%. Dessa vez a expectativa é de que o índice seja ainda menor do que a última pesquisa, realizada em maio, que apontou índice de infestação de 4.5%. O diretor do CCZ, Carlos Morales, credita ao LIRAa boa parte dos satisfatórios resultados apresentados.

“Passamos por uma fase de sol e chuva que, muito provavelmente aumentou a proliferação de mosquitos. E esse trabalho está ajudando muito a nossa população. Esperamos um índice ainda menor para esse novo LIRAa”, destacou Morales.

Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), destacou ainda que o trabalho realizado pelos agentes de Campos é referência nacional. “Tecnicamente, nós estamos bem à frente de muitas cidades do Brasil. O trabalho realizado no CCZ em Campos é referência e destaque em várias seminários e palestras por onde passamos. Isso está refletido nos resultados que temos a cada finalização de trabalho e a cada LIRAa”, completou.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *