I Respectro em pauta no Câmara Aberta

O vereador Leon Gomes (PDT) e a psicopedagoga Mariana Gambine foram os entrevistados desta segunda-feira (30) no Câmara Aberta. Apresentado pela jornalista Euline Alves, o programa da Câmara Municipal é transmitido pela Rádio Aurora. Na pauta, os convidados falaram sobre a I Conferência Municipal em Apoio ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) – Respectro, que aconteceu no último sábado (28).

De acordo com a psicopedagoga, o evento contou com várias vozes maternas e paternas. Ela destacou que muitas vezes o nascimento de um filho é idealizado. “Quando você tem o ideal, que é o imaginário, e o real, você tem uma escolha. E a escolha que eu vejo de muitas mães é criar coragem, seguir e lutar para o melhor de seus filhos”, destacou a profissional.

Mariana Gambine contou a experiência de pais que tiveram o diagnóstico do filho com TEA. “O autismo não tem cara, não tem um exame específico que fale: ‘ele vai ser autista’. Toda conduta é clínica observacional. Então a gente precisa olhar os marcos do desenvolvimento e observar a parte interativa, de comunicação social, em que aquela criança está aquém da idade dela”, pontuou, ressaltando que os sinais podem aparecer nos primeiros meses de vida.

O vereador Leon Gomes comunicou que a próxima conferência será realizada em abril de 2022. “Nós temos o Projeto de Lei que foi sancionado, que leva o nome do Benjamin Elias, que tem por objetivo instituir o mês de abril como o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”, explicou.

“Nossa maior preocupação é que nós não estamos avançando conforme a causa. Cresce o número de pessoas autistas, porém nós não conseguimos enxergar uma Política Pública. Então, a partir do ano que vem o mês de abril vai ter a blitz azul e a conscientização azul nas escolas. O objetivo é que alguns monumentos na cidade estejam em azul para que a gente possa conscientizar nossa população. É uma causa que vai muito além de nós”, concluiu o vereador.

Leon Gomes também anunciou que será criado um site do Respectro, onde os conferencistas serão colunistas e poderão ajudar na disseminação de informações sobre autismo para toda população.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *