19/06/2024
Economia

Contas de luz terão bandeira verde em junho, sem cobrança de adicional

O consumidor terá bandeira tarifária verde na conta de luz no mês de junho, o que significa que não haverá complemento de cobrança na tarifa. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (dia 26). Com este anúncio, os consumidores completaram o primeiro semestre do ano sem a cobrança do adicional, cenário que permanece inalterado desde abril de 2022.

A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia. Ela é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional — a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro e conecta as usinas aos consumidores.

Segundo estimativa da Aneel, é provável que a bandeira verde permaneça durante todo este ano. Ela reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que foram beneficiados com o período de chuvas. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco. Com isso, há condições favoráveis para a produção de energia no país.

As bandeiras verde, amarela ou vermelha, que incidem na tarifa, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. O sistema, implantado em 2015, é uma forma de apresentar um custo que já estava na conta de energia, mas que geralmente passava despercebido aos consumidores. O mecanismo trouxe mais transparência aos valores cobrados.

Extra*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *