Canil Municipal de Campos irá desenvolver projeto “Adoção Compartilhada” de cães e gatos - Tribuna NF

Canil Municipal de Campos irá desenvolver projeto “Adoção Compartilhada” de cães e gatos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho reinaugurou, nesta segunda-feira (18), as obras de reforma do Canil Municipal, que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro da Pecuária. Ao lado do secretário de Saúde, Paulo Hirano e do diretor do CCZ, Carlos Morales, Wladimir participou do lançamento do projeto “Adoção Compartilhada”, desenvolvido pelo órgão, e anunciou que a Prefeitura já autorizou a criação da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) para Pets no município.

Antes de descerrar a placa do novo canil, Wladimir visitou a sede administrativa do CCZ, que também passou por reforma, com a troca do piso, divisórias e pintura nova. Já no canil, o prefeito conheceu os 30 animais, entre cães e gatos, que estão abrigados atualmente no novo espaço, que passou por ampla reforma, incluindo higienização.

O projeto da unidade de saúde para animais, segundo Wladimir, está pronto e, em breve, será realizada licitação para o início das obras. A UBS Pet vai funcionar no Parque João Maria. Segundo o prefeito, ao convidar Morales para assumir o CCZ, no início do seu governo, ele sabia que o atual diretor teria um desafio pela frente.

“Fiz isso porque sei que você (Morales) sabe lidar com as pessoas, unir as equipes e, eu como prefeito, ficaria responsável por te dar o suporte e a estrutura necessária para trabalhar. Quero te parabenizar pelo trabalho sério e de qualidade que vem desenvolvendo, já que essa é a proposta da nossa gestão”, afirmou Wladimir, ressaltando que a maioria das críticas que o governo recebe não tem nada de construtiva.

“Foi o povo quem nos escolheu e vamos seguir avançando para tornar Campos uma cidade cada vez melhor. Essa é a melhor resposta que damos para aqueles que têm nos criticado”, afirmou.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou que o CCZ, que é um departamento da secretaria, deu um grande passo na assistência aos animais com a reforma do canil. “Sabemos que várias zoonoses são transmitidas pelos animais e os agentes do CCZ são de fundamental importância para frear essa disseminação. Peço a vocês que, no dia a dia, divulguem as ações do governo, alertando às pessoas para a importância da vacina, por exemplo, contra a Covid-19, para as crianças”.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, disse que a reforma do canil significa dar dignidade, amor e acolhimento adequado aos animais. “Quando assumi a direção, minha proposta principal era fazer com que o órgão voltasse a ter credibilidade. Ao entrar aqui, o animal recebe todo o cuidado necessário para, posteriormente, ser colocado para adoção”, afirmou Morales, destacando que a reforma do novo espaço ocorreu mediante a ajuda de amigos e parceiros. “O poder público não gastou nada com essa obra”.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almyr Júnior, a subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, representantes dos protetores dos animais, dentre outras autoridades.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *