Quase metade da população de São João da Barra está na extrema pobreza, revela economista com base nos dados do CadÚnico - Blog do Ralfe Reis

Quase metade da população de São João da Barra está na extrema pobreza, revela economista com base nos dados do CadÚnico

O professor e economista José Alves Neto revela em seu blog uma informação estarrecedora sobre a situação econômica da população de São João da Barra.

Segundo o economista, com base nos dados do Cadastro Único, São João da Barra tem o maior índice de extrema pobreza (quase metade da população) entre os municípios produtores de petróleo na região (aqui). Lembrando que o município detém o maior porto privado da América Latina, o Porto do Açu, que diz ter investido R$ 20 bilhões desde 2014.

São João da Barra, hospedeiro de um dos mais pujantes, condomínio econômico, o Porto do Açu, financiado por dois fundos de investimentos da esfera internacional. A extrema pobreza sanjoanense afeta o quantitativo de 17.294 pessoas ou 47,08% dos habitantes (36.731).

Por derradeiro, chega-se a conclusão, em face dessa triste realidade social e contraditória, de municípios ricos e com grandes investimentos nos seus respectivos territórios.  Eles foram incapazes de implementar uma política social séria, que pudesse impedir que os seus filhos fossem submetidos à humilhação da extrema pobreza. E, o pior, especificamente, no que tange a São João da Barra, com o maior índice de extrema pobreza, dentre os municípios analisados aqui, onde o Porto do Açu investiu 20 bilhões de desde 2014, conforme está no site (https://portodoacu.com.br/o-porto/). Uma pergunta não quer calar: cadê o desenvolvimento econômico e social municipal? O que observamos, na atual conjuntura é muito sofrimento da população e os prefeitos preocupados com a reeleição de 2024. Isso é lamentável.”, revela o economista.

José Alves também fala de outros municípios (aqui).

Comente