Aplicação da 1ª a 4ª dose disponível em 17 postos nesta quinta-feira em Campos

A Prefeitura de Campos segue realizando a campanha de vacinação contra covid-19. Os imunizantes estão disponíveis em 17 postos das 9h às 22h e o atendimento é através de distribuição de senha. Devem receber a 1ª dose, nesta quinta-feira (30), todas as pessoas com 12 anos ou mais. A 2ª dose da vacina da Pfizer é aplicada para quem tomou a 1ª até o dia 30 de maio. A segunda dose da AstraZeneca é para aqueles que tomaram a 1ª dose até o dia 23 de maio e da CoronaVac, para quem foi imunizado até o dia 06 de junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos, que receberam Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses.

O primeiro reforço (3ª dose) será aplicado às pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), que receberam a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac e ainda a AstraZeneca ou Janssen para fazer a dose de reforço independente do imunizante usado no esquema primário.

Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo devem receber a dose adicional (3ª dose), observando o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

O segundo reforço (4ª dose) será aplicado para pessoas com 40 anos ou mais e as pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Os profissionais da saúde com idade igual ou superior a 18 anos vacinados também já podem tomar a quarta dose.

Considera-se trabalhadores da saúde elegíveis para receber o reforço todos que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, incluindo funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Para quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também precisa fazer as doses de reforço. Logo, pessoas com idade entre 18 e 39 anos devem tomar três doses: a dose única, um primeiro reforço dois meses depois com o mesmo imunizante; o segundo reforço (3ª dose) há quatro meses após o primeiro reforço. Já aqueles com idade superior a 40 anos precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois; o segundo reforço (3ª dose) e terceiro reforço (4ª dose) com intervalo de quatro meses entre cada dose. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível poderá ser utilizado a vacina Coronavac. Para as pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante, também precisa dar sequência à imunização respeitando o intervalo de quatro meses.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, a caderneta ou cartão de vacinação Covid-19. No caso de gestantes, também é preciso o cartão pré-natal e declaração médica. Já profissionais da saúde devem levar também documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou Conselho responsável pela categoria.

CRONOGRAMA DA 1ª E 2ª DOSE:
1ª dose para todas as pessoas com 12 anos ou mais
2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até o dia 23 de maio
2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até o dia 30 de maio
2ª dose da CoronaVac para quem tomou a 1ª até o dia 06 de junho
Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a 1ª dose há dois meses

PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (3ª DOSE):
Público em geral com 12 anos ou mais e que tenha tomado a 2ª há quatro meses
Gestantes e puérperas que tenham tomado a 2ª há quatro meses

DOSE ADICIONAL (3ª DOSE):
Adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos que receberam a 2ª dose há dois meses

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (4ª DOSE):
Pessoas com 40 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Profissionais de saúde com 18 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam a 3ª dose há quatro meses.

REFORÇO DA JANSSEN:
Pessoas de 18 anos a 39 anos
Total de 3 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço
Pessoas de 40 anos ou mais Total de 4 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço + 3º reforço
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível poderá ser CoronaVac.
Intervalo:
2 meses entre a dose única e o 1º reforço
4 meses entre os reforços seguintes

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) – 9H ÀS 15H
AUTOMÓVEL CLUBE
CAMPOS SHOPPING
CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
DRIVE-THRU DA UENF
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
UBS DE TOCOS
UBSF DORES DE MACABU
UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ (13h às 15h)
UBSF SÃO SEBASTIÃO
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac e AstraZeneca) – 9h às 16h.
SECRETARIA MUICIPAL DE SAÚDE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) -16H ÀS 22H
UPH SALDANHA MARINHO
UPH FAROL DE SÃO TOMÉ

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) – 18H ÀS 22H
UPH URURAÍ
UPH TRAVESSÃO

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.