CCZ de Campos com combate à dengue e vacinação antirrábica no Prefeitura em Ação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, participa, neste sábado (02), em Ururaí, da quarta edição deste ano do Prefeitura em Ação, programa criado para levar os principais serviços e programas municipais à população do interior. Agentes de endemias vão percorrer as ruas e vistoriar casas e estabelecimentos em um trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, enquanto agentes de saúde animal promovem a vacinação antirrábica na Escola Municipal João Borges Barreto, que sediará a edição das 9h às 14h.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, diz que o trabalho desenvolvido no Prefeitura em Ação funciona como um mutirão. “O CCZ desenvolve a campanha de vacinação animal e o Prefeitura em Ação é mais uma oportunidade de realizar a imunização de cães e gatos, e passar as orientações sobre os cuidados com pets, e isso não só para saúde dos animais como para a proteção da saúde pública. Da mesma forma, fazemos o mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com visitação de casa em casa, com o uso da bomba costal fazendo o trabalho do fumacê em ruas e vielas em que o carro não consegue entrar. E tudo com a atuação de equipes do Instituto de Educação Continuada (IEC) do CCZ, informando às pessoas como proceder para preservar sua família de doenças, sobre descarte correto de inservíveis que são recolhidos pelos agentes de endemia, para não virarem focos do mosquito”.

Morales destaca a importância do Prefeitura em Ação. “O programa é importante para toda a sociedade, especialmente para a parcela da população desprovida dos atendimentos prestados de forma preferencial na zona urbana. O Prefeitura em Ação acontece para atender essa parcela, pois acontece geralmente na zona rural, em locais mais afastadas da área central. Participamos de todas as edições do programa por entender sua importância, especialmente para a área da saúde, por contribuir principalmente para o CCZ. Hoje, temos surto de dengue em várias cidades, em vários estados e Campos está preservado porque temos programas como esse, que integra as secretarias leva todo tipo de serviço para as comunidades do interior”, concluiu o diretor do CCZ.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.