Agentes de Saúde e de Combate às Endemias recebem diploma de curso técnico - Tribuna NF

Agentes de Saúde e de Combate às Endemias recebem diploma de curso técnico

Em cerimônia no Teatro Trianon, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, acontece na noite desta quinta-feira (31), a diplomação dos formandos do curso técnico do Programa Saúde com Agente. Idealizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o programa teve a adesão de Campos em maio de 2021, resultando na formação de 232 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 187 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família, respectivamente.

O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância do curso para um melhor atendimento ao cidadão.

“Acredito que haverá um salto na qualidade do atendimento que hoje é prestado à população. É sempre importante qualificar o trabalhador que lida diariamente com as pessoas”, afirmou o prefeito, lembrando que o curso foi oferecido pelo Governo Federal, mas cada Prefeitura teve que fazer o seu cadastro. “A Prefeitura de Campos fez o seu papel”, acrescentou Wladimir.

O subsecretário municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, parabenizou os servidores que concluíram o curso.

“Esses profissionais são de suma importância para a Saúde do município, já que o foco do governo, por determinação do prefeito Wladimir, é atuar na Atenção Primária à Saúde. O aprendizado adquirido por eles vai contribuir, de forma significativa, para a melhoria dos indicadores de saúde, qualidade e resolutividade da Atenção Primária, beneficiando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, ressaltou o esforço dos agentes em estudar e continuar trabalhando em prol da sociedade.

“Foram mais de 12 meses de curso para que se tornassem técnicos. Acredito que todo o aprendizado vai ajudá-los a entender melhor a função que exercem. É um dia de orgulho não só para mim, mas para cada agente que agora se transforma em técnico”, afirmou Morales.

Os ACEs receberam certificado de curso técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, enquanto os ACSs, curso técnico em Agente Comunitário de Saúde.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *