Parque Estadual do Desengano terá programação especial durante a Semana do Meio Ambiente

O Parque Estadual do Desengano, que abrange partes dos municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena, terá uma programação especial durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 4 e 10 de junho.

A população vai poder participar de diversas atividades voltadas para a preservação e conservação da fauna e da flora, além de desfrutar das belezas da região.

Os eventos têm início na segunda-feira (4) com uma oficina de observação de aves, na sede do parque, às 8h. Logo depois, às 10h, os visitantes poderão participar do plantio de mudas na Trilha da Cássia. Ao longo de todo o dia, haverá oficinas lúdicas voltadas para o meio ambiente.

No dia seguinte (5) quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, serão outros dois eventos. Às 10h, os funcionários e visitantes vão participar de um desfile cívico em Santa Maria Madalena. Já o 3º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas de Campos vai ter como tema a biodiversidade no Norte Fluminense, o evento também é às 10h, no auditório da Câmara de Vereadores de Campos.

A quarta-feira (6) será marcada pelo projeto “Pedal Verde”, um grande passeio ciclístico até a Área de Proteção Ambiental Municipal São Domingos, onde haverá plantio de mudas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, realizada em Estocolmo, em 1972, que culminou com a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O Parque Estadual do Desengano tem 22.400 hectares de extensão e é a unidade de conservação estadual mais antiga do Estado do Rio, criada em 1970.

G1

De sua opinião