Witzel se reúne com Pezão e projeta colocar as contas do RJ 'no azul' em um ano - Tribuna NF

Witzel se reúne com Pezão e projeta colocar as contas do RJ ‘no azul’ em um ano

O governador eleito, Wilson Witzel (PSC), realizou, nesta terça-feira (27), no Palácio Guanabara, a primeira reunião de trabalho com a equipe do atual líder do executivo fluminense, Luiz Fernando Pezão (MDB). Após o encontro, que dá sequência a transição da administração do estado, Witzel afirmou que pretende terminar o ano de 2019 com as contas do estado no azul.

“O orçamento está aí de forma clara mostrando que o rombo hoje é de 8 bilhões. É uma crise que afetou o Rio de Janeiro em razão da corrupção do governo Cabral, que refletiu no governo Pezão e também a queda dos royalties do petróleo, a queda das receitas do Estado. Uma série de fatores que afetou o proprio governo dele, em razão do problema do governo Cabral. Isso começa a ser modificado. O Río de Janeiro tem uma certa ascensão agora econômica, em razão dos royalties do petróleo do pré sal, de forma que esse deficite de 8 bilhões, com essas pespectivas, nós podemos chegar até o final de 2019 no azul. Essa é a perspectiva”, disse Witzel.

Ele também explicou como vai fazer para tentar reverter esse quadro: “Se você tem um rombo de 8 bilhões e um crédito de 5 bilhões, além de outros créditos que temos pra receber. A União fez vários refis e desses refis que a União fez não veio nem um centavo para nenhum dos Estados. Não sou só eu que estou reclamando. É uma reclamação de todos os governadores”, afirmou.

“E são essas questões que precisam ser conversadas com mais calma com o ministro Paulo Guedes para que a gente possa rever essa distribuição dos refis. E como a economia do Brasil está com uma espectativa de crescer 5% tudo leva a crer que o ano de 2019 será um bom ano para a economia do Rio de Janeiro. Além de novos investimentos que serão feitos pela Petrobras, pelo Porto do Açu. A tendência é termos mais geração de emprego. Nós temos várias parcerias público privadas para já serem lançadas em janeiro e tudo isso vai gerar outorga e isso certamente também vai melhorar. Nós vamos trabalhar para fechar 2019 no azul”, acrescentou Witzel.

Ele também afirma que a Cedae – garantia no Regime de Recuperação Fiscal – não vai ser vendida: “A Cedae tem hoje para receber créditos de mais de 5 bilhões de reais. Com o governo federal. Isso é algo que eu vou levar para o presidente e para o Paulo Guedes, para mostrar que a Cedae não precisa ser privatizada. E temos condições de pagar essa dívida sem a venda da Cedae”

Segurança

Sobre a Segurança Pública, o futuro governador confirmou que pretende utilizar o sistema de reconhecimento facial através de câmeras espalhadas pela cidade. O objetivo seria ter um sistema ligado diretamente ao IFP, capaz de reconhecer criminosos procurados pela justiça.

“Nós pretendemos instalar algumas centenas de câmaras a partir de janeiro. É um processo de aquisição, um processo de licitação para adquirir as câmeras e instalar nos pontos mais críticos, onde há roubo de carro e roubo há transeuntes. Dando mais segurança para todos e permitindo que o turista se sinta seguro aqui no Río de Janeiro”, disse Witzel, antes de anunciar que irá entregar, no próximo dia 12 de dezembro, o requerimento de prorrogação da GLO para o presidente Jair Bolsonaro.

A reunião durou cerca de sete horas e contou com secretários de estado da gestão atual e da futura administração. Durante o encontro, foram tratados assuntos específicos de cada pasta de governo.

Os executivos em final de trabalho apresentaram relatórios com informações sobre os principais programas de cada área, seguindo orientação publicada em decreto do governador Pezão no Diário Oficial.

Além de Pezão, o atual governo estava representado pelo vice-governador, Francisco Dornelles e pelos secretários Luiz Claudio Gomes, da Fazenda, Sérgio Gama, da Saúde, Wagner Victer, da Educação, Rodrigo Vieira, dos Transportes, Sérgio Pimentel, da Casa Civil, José Iran, secretário de Obras e o presidente da Cedae, Jorge Briard.

Já a equipe de Wilson Witzel foi composta pelos futuros secretários José Luiz Zamith, Governança, Lucas Tristão, Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Edmar Santos, da Saúde, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, da Fazenda, e o futuro Procurador Geral do Estado, Marcelo Lopes da Silva, além de outros técnicos da transição.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *