Vacinação contra Covid-19: SFI ultrapassa médias nacional e estadual

São Francisco de Itabapoana (SFI) ultrapassou as médias nacional e estadual de vacinação contra o novo coronavírus. A marca foi registrada após a prefeitura adotar medidas para acelerar o processo.

De acordo com o “vacinômetro” divulgado nesta segunda-feira (10), 7.441 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 17,63% da população. Na média nacional, de acordo com dados do consórcio de veículos da imprensa, o índice é de 16,68 %. Já no Rio de Janeiro é 14,11%.

Quanto à segunda dose, já foram aplicadas 3.763, que diz respeito a 8,91%. Nacionalmente a média é 8,38%, enquanto que no Estado chegou a 6,44%. Todos os dados dizem a respeito a aplicação de doses até domingo (9).

Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, é gratificante ver na prática o reflexo das medidas implantadas através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Após o início do funcionamento de nove polos de imunização, começamos a vacinar aos finais de semana, o que dinamizou, facilitou e acelerou o processo”, pontuou.

Atualmente, o município agenda a vacinação para moradores pertencentes aos seguintes grupos:

– Moradores a partir de 60 anos;

– Portadores de síndrome de down entre 18 e 59 anos;

– Gestantes e puérperas com comorbidades entre 18 e 59 anos;

– Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;

– Portadores de deficiência permanente entre 55 e 59 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC);

– Pacientes renais que fazem hemodiálise entre 18 e 59 anos.

Basta procurar a polo de imunização mais próximo de sua residência: Clínica da Família Germano Barros Delgado (Centro) e os polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi e Floresta. O Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas, também segue vacinando. Neste caso, o agendamento é através dos telefones 99779-6044 ou 99806-9771, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Em ambas as situações, é preciso apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *