23/05/2024
Política

TRE-RJ reúne-se com representantes dos provedores de internet

Representantes das plataformas digitais reuniram-se, na sexta-feira (24), com o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, a coordenadora estadual da fiscalização da propaganda eleitoral no Rio de Janeiro, juíza Maria Paula Galhardo, e o juiz da fiscalização da propaganda na internet, Bruno Bodart, para tratar das Eleições 2022. “Esse canal direto de diálogo é importante para podermos ter agilidade na troca de informações e assim garantirmos eleições tranquilas”, afirmou o presidente do Tribunal.

O encontro contou com a presença de representantes das plataformas Google, Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Tik Tok e Kwai. As plataformas digitais comprometeram-se a disponibilizar o quanto antes um email de contato exclusivo com a Justiça Eleitoral, que poderá ser acionado 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo. Responsável pela fiscalização da propaganda na internet, o juiz Bruno Bodart participou de todos os treinamentos oferecidos pelos provedores à Justiça Eleitoral. “É inegável que os provedores têm cooperado e criado ferramentas para aprimorar a filtragem das informações”, elogiou.

A representante do Twitter Danielle Kleiner Fontes explicou que não existe anonimato para as plataformas digitais, que são capazes de identificar usuários, mesmo que usem avatares. “Falamos que podemos sempre identificar usuário de uma conta, por mais que ele se apresente com um pseudônimo”, disse. “Isso é muito importante, porque as pessoas têm que ter consciência de que podem ser responsabilizadas pelos seus atos na internet”, argumentou. Todos os demais representantes endossaram que é sempre possível identificar os usuários cadastrados nas plataformas.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *