Telefone 0800 do Trabalho e Renda de Macaé é automatizado

Parceria entre as secretarias de Trabalho e Renda e TI. Macaé/RJ.

Uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a de Educação modernizou o canal de atendimento ao público para os serviços de identificação civil e da Central do Trabalhador de Macaé. O agendamento gratuito, através do 0800-0211138, passou a ser realizado por uma Unidade de Resposta Audível, que oferece atendimento automatizado por voz. Esta modalidade permite o monitoramento da linha, agilizando o serviço e aumentando a sua eficiência.

A colaboração entre as secretarias é realizada por meio da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda e da Adjunta de Ciência e Tecnologia. Esta cooperação iniciou-se com a capacitação de servidores municipais e o consequente aumento do número de funcionários habilitados para este atendimento de um para quatro. Além de valorizar o servidor, esta iniciativa acelerou o processo implementado.

Fora isso, para reduzir pela metade os prazos de entrega de documentos de identificação civil (cerca de 30 dias), a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda se incumbirá de, semanalmente, levar os malotes de documentos ao Detran, no Rio de Janeiro. Os malotes eram recolhidos pelo Detran, de acordo com a disponibilidade do órgão.

Outro objetivo da Prefeitura é que, em um prazo de dois meses, aproximadamente, os dados de identificação civil que vem sendo remetidos ao Detran em pen-drives passem a ser incluídos remotamente no sistema. Este procedimento dará velocidade aos processos com falhas, como imprecisão de impressões digitais ou de inadequação de fotos digitais para os documentos.

A meta da parceria entre as secretarias municipais é que, com a implantação do sistema on-line, também os agendamentos possam ser feitos remotamente, o que irá acelerar os procedimentos e prevenir aglomerações.

“Em fevereiro deste ano, entregamos 87 Registros Gerais. Já em agosto, foram 300, num total de 1048 documentos de identidade civil este ano. Estamos nos modernizando para acompanharmos o reaquecimento da economia que tem três causas principais; a aproximação do governo municipal das empresas, os ajustes internos para aumentarmos a captação de vagas de empregos e a vinda de grandes empresas para Macaé. A documentação é fundamental para a empregabilidade”, salientou a Secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes.

De acordo com o Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, o sistema que foi implementado de Resposta Audível ainda será aprimorado.

Também com a finalidade de acelerar os serviços prestados pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, o horário de atendimento ao público foi ampliado, das 8h às 13h, para até às 17h. A Central do Trabalhador de Macaé fica na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Moacyrzão, na Barra de Macaé. O telefone é 2763-6344.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *