Solar dos Airizes será restaurado por meio de parceria entre Prefeitura de Campos e Ferroport - Tribuna NF

Solar dos Airizes será restaurado por meio de parceria entre Prefeitura de Campos e Ferroport

O prefeito Wladimir Garotinho e o presidente da Ferroport, Carsten Bosselmann, assinaram, nesta terça-feira (04), um Protocolo de Intenções firmando a parceria entre o Município e a empresa que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu para a realização de projeto e obras de restauro do Solar dos Airizes. Por meio da Lei de Projetos de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), a parceria prevê, também, a manutenção do acervo cultural do solar do Século XIX, um patrimônio histórico do município. O documento foi assinado durante reunião que contou com a participação do procurador Geral do Município, Roberto Landes; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas; e os secretários de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, e de Comunicação Social, Sérgio Cunha, além de representantes da empresa do Porto do Açu.

“Esse é um dia histórico, em que estamos dando um passo extraordinário rumo à valorização da nossa cultura e da nossa história. Parabenizo à equipe da Ferroport por entender a importância desse trabalho, dessa parceria que representará uma verdadeira conquista para o povo campista e de toda a região”, destacou o prefeito Wladimir Garotinho.

Conforme a Portaria nº 952, publicada no Diário Oficial do Município em 16 de maio deste ano, a Ferroport integra o Grupo de Trabalho (GT), criado pelo prefeito Wladimir Garotinho, para definir os estudos e ações relativos à restauração do Solar dos Airizes, prédio histórico situado em Martins Lage, na BR 356 (Rodovia Campos-São João). Também fazem parte do GT, que é presidido pelo subprocurador Geral Luiz Francisco Boechat Jr., representantes da FCJOL e das Secretarias de Planejamento Urbano e de Obras e Infraestrutura. O CEO da Ferroport, Carsten Bosselman, destacou o interesse da empresa de ver o solar restaurado.

“A gente se reuniu para assinar um termo de trabalho conjunto para a criação de um projeto para definir como vamos reformar o Solar dos Airizes, que ficou tanto tempo abandonado e, agora, tem a oportunidade de ganhar vida de novo. Vamos avaliar medidas conjuntas para restaurar o prédio em parceria com a Prefeitura. O grupo vai iniciar as discussões técnicas sobre as intervenções, formulação de projeto e suas etapas, principalmente aquelas de caráter mais urgente”, declarou o CEO Carsten da Ferroport, joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística.

O procurador Geral do Município, Roberto Landes, explicou o objetivo e resultado da reunião, com a assinatura do Protocolo de Intenções. “O Protocolo de Intenções que foi assinado hoje formaliza a vontade da Ferroport de abraçar o projeto de restauração do Solar dos Airizes. Nas próximas reuniões do Grupo de Trabalho serão colocadas as possibilidades de projetos, para se entender a dimensão, tempo, valores, entre outros detalhes. Depois, a partir do consenso do GT, vai ser montado um projeto a ser submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a outros órgãos competentes para, com a aprovação, se dar início às obras de reparo e restauração do Solar dos Airizes”, detalhou o procurador Landes.

Também participaram da reunião e assinaram, como testemunhas, o Protocolo de Intenções, a gerente Jurídica da Ferroport, Patrícia Lerina; os advogados da empresa, Pedro Araújo e Beatriz Carlantonio; além assessora de Comunicação, Isabelle Bento.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *