20/06/2024
Campos

Solar do Colégio recebe comunidade para a festa do 23° aniversário Arquivo Público

“Está prevista, para o próximo dia 30, a licitação para restauração do Solar do Colégio, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), depois de mais de dois anos de espera”. Com o anúncio da notícia tão esperada, o prefeito Wladimir Garotinho abriu a solenidade em comemoração ao 23° aniversário do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no final da manhã deste sábado (25), em Tócos, na Baixada Campista.

“Em novembro de 2021, junto do deputado estadual Bruno Dauaire e do então presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, participei de reunião para conseguir o recurso para a restauração completa do Solar e, também, a digitalização de todo o acervo do Arquivo. No dia 16 de dezembro daquele ano, conseguimos R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj, para a restauração e, depois da longa espera de mais de dois anos, agora surge a esperança da recuperação do imóvel que é símbolo da história do município e da região, sem que o acervo corra o risco de se perder”, concluiu o prefeito, que, em seguida, participou de visita guiada ao Arquivo, junto da primeira-dama, Tassiana Oliveira.

Na área externa do Solar do Colégio, a grandiosa festa “Arquivo de Portas Abertas” exibiu o resultado de meses de preparação para um evento grandioso, marcado pela prestação de serviços de diversos órgãos da municipalidade e de entidades e empresas parceiras. Exposições variadas também marcaram a atividade, dando um colorido especial aos festejos do principal equipamento cultural do município, administrado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Organizadora do evento, a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, recebeu o prefeito, a primeira-dama e a presidente da FCJOL, Fernanda Campos. Juntos, eles visitaram cada estande e participaram do plantio de árvores.

Em sua fala, Fernanda Campos exibiu a emoção de ver o Arquivo em festa.

“O Solar do Colégio, joia rara que encontramos em nossa Baixada, guardião da história de Campos, abre suas portas para celebrar os 23 anos da instalação do Arquivo Municipal, um dos equipamentos da Fundação e, com muito orgulho, uma referência internacional para pesquisadores. Hoje, Rafaela Machado e sua equipe, recebem a comunidade para uma festa grandiosa, fruto de importantes parcerias públicas e privadas. Desejo que encontros como o de hoje se tornem rotina, pois o campista precisa conhecer e ocupar o lugar em que os documentos de sua terra estão guardados e preservados”, disse.

Rafaela Machado destacou a importância dos 23 anos do Arquivo.

“Hoje, reunidos para festejar, não podemos esquecer do começo de tudo, em 18 de maio de 2001, quando o sonho do Arquivo se tornou realidade e, justamente por isso, acredito que este evento seja fundamental para integrar esse importante equipamento cultural com cada cidadão. Além disso, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os parceiros da iniciativa privada e dos setores públicos que estarão conosco no evento”, enfatizou.

Entre as entidades parceiras que se fizeram presentes no evento, estava a Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), representada por seu presidente, Fernando Loureiro. O Arquivo não é somente o lugar de guardar documentos. Esses documentos têm que ser visualizados e interpretados, pela comunidade, como vem sendo feito, nos últimos 23 anos. Agora, com essa licitação saindo, temos a garantia de que o Solar será preservado, garantindo a segurança desses documentos. Estamos muito felizes com a participação da ACIC, neste evento”, disse.

A vendedora de doces caseiros, Shirley Mireles, participou da festa do Arquivo e exibiu sua satisfação.

“Participando de eventos como esse, temos a oportunidade ímpar de divulgarmos o nosso trabalho. O evento é um marco, pois reuniu artesanato, gastronomia e arte”, avaliou.

VISITAS GUIADAS – Durante o evento deste sábado, a comunidade teve a chance de conhecer o Solar do Colégio e o acervo do Arquivo. Cerca de 400 pessoas participaram das Visitas Guiadas. A Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, disponibilizou um ônibus, com saída da Praça do Santíssimo Salvador, em direção ao Arquivo, para que pessoas de outras áreas do município pudessem fazer a visita.

ATRAÇÕES – O evento “Arquivo de Portas Abertas” foi aberto pela Banda da Guarda Civil Municipal. Em seguida, a criançada se divertiu com a Palhaça Siminina.

A Banda de Fanfarra da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), também se apresentou, assim como o cantor Jorjão Machado. Celebrando 154 anos de história, a Sociedade Musical Lira de Apolo se apresentou no período da tarde. A atração de encerramento será a cantora Juliana Tavares, que subirá ao palco às 16h.

PARCERIAS – O “Arquivo de Portas Abertas” contou com as seguintes parcerias: Campos Volks; Moto Clube de Campos; Urban Sketchers; Parque Estadual da Lagoa do Açu-PELAG/INEA; Secretaria de Agricultura; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Fundação Leão XIII; Secretaria de Qualificação e Emprego; Secretaria Municipal de Turismo; Economia Solidária; Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; Secretaria de Educação; CCZ; Procon; Subsecretaria de Justiça; Subsecretaria do Idoso; Secretaria de Saúde; Fundação Municipal de Saúde; Guarda Civil Municipal; Secretaria Municipal de Ordem Pública e Junta Militar; Hospital Geral Prontocardio; Associação Brasileira de Odontologia (ABO); Reserva Caruara; Associação Comercial de Campos; Mosteiro de São Bento; Slake; Real Solar; Sicoob; Sebrae; Caminhos de Fé; e Águas do Paraíba.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *