SJB tem ponto facultativo nos dias 25 e 28 de junho

A Prefeitura de São João da Barra decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira, 25, e na segunda-feira, 28 de junho. O motivo são os feriados municipais de São João Batista e de São Pedro, na quinta e na terça-feira, respectivamente 24 e 29 de junho.

Irão funcionar durante o ponto facultativo apenas os setores responsáveis por serviços públicos essenciais e/ou indispensáveis, que não podem ser paralisados. Entre eles, os relacionados às ações de combate e prevenção à pandemia da Covid-19.

O dia 24 de junho é uma das datas comemorativas mais tradicionais de São João da Barra, quando é celebrado o padroeiro do município. Já o feriado municipal de São Pedro passa a vigorar a partir deste ano de 2021, após aprovação de lei pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Carla Machado.

A decretação dos pontos facultativos foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 22 (aqui).

Dia de São Pedro passa a ser feriado municipal

Neste ano de 2021, pela primeira vez será feriado municipal em São João da Barra em 29 de junho, dia em que é celebrado São Pedro. A lei, proposta pelo Legislativo, foi sancionada pela prefeita Carla Machado, com publicação no Diário Oficial no dia 27 de maio.

Conhecido como aquele que tem a posse das chaves do céu e também como o padroeiro dos pescadores, São Pedro é um dos santos mais populares no mundo católico. Em São João da Barra não é diferente. Há 135 anos existe a devoção, sintetizada na imponente igreja situada na Rua dos Passos e na capela no quinto distrito do município, na localidade conhecida como Capela de São Pedro.

O santo integra, junto com Santo Antônio e São João Batista, o Circuito Junino do município, que tem também outra data de relevância: 17 de junho, dia do aniversário de elevação de São João da Barra à categoria de cidade. No período, uma ampla programação religiosa, cultural e esportiva envolve grande parte da população e costuma atrair um grande número de turistas.

— Nós da irmandade do Glorioso São Pedro somos gratos pelo carinho e consideração por nossa Igreja e pela cultura religiosa de nossa cidade.  Agradecemos por atenderem ao pedido e por darem ainda mais reconhecimento a este dia tão importante para toda a comunidade — agradeceu o presidente da Mesa Diretora da Irmandade de São Pedro, Guinther Matos.

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *