SFI: Prefeita Francimara inaugura reforma e ampliação do Espaço do Produtor

Com a proposta de oferecer assistência ao produtor de São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeita Francimara Barbosa Lemos inaugurou na manhã desta quarta-feira (17) o “Espaço do Produtor”. O local funciona ao lado da 146º Delegacia de Polícia e é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMA).

Além de abrigar cursos de qualificação e sala de Controle Técnico Agronômico, o espaço conta com bosque e áreas que serão destinadas a tanque para estudos de piscicultura, reprodução de mudas, duas estufas e galpão para máquinas e equipamentos voltadas à assistência técnica.

“Este é mais um passo importante para fortalecermos nosso agronegócio. Neste mesmo contexto, o mercado municipal, que será importante para a venda dos produtos produzidos aqui, está em fase final de construção”, afirmou a prefeita, que, junto com a equipe da SMA, plantou uma muda de coqueiro para marcar a data. Ela estava acompanhada de assessores, secretários e vereadores.

Lembrando que SFI é um município essencialmente agrícola, o secretário da pasta, Enaldo Barreto, anunciou que, através de recursos de emenda, a municipalidade vai adquirir uma plantadeira para auxiliar os produtores. Ele também destacou a importância de estabelecer parcerias e citou que em abril, o “Espaço do Produtor” receberá aulas de curso sobre agrotóxico, promovido em conjunto com o Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes.

O coordenador das ações da SMA junto ao produtor, Marcos Lucahe, considera que a inauguração é um marco da “nova trajetória do agronegócio são franciscano”. Paralelamente, o vice-prefeito, Raliston Souza, revelou a satisfação em ver o empenho da nova liderança à frente do órgão.

Estavam presentes também a diretora regional do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Maria Juceli, que apoiou o evento de inauguração, e o reitor Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palácio.

Palácio destacou que a Uenf possui um “relacionamento especial” com a Prefeitura de SFI, propiciando ações concretas. “A universidade tem a função de está a serviço da sociedade e, desta forma, cumpre a tônica de Darcy Ribeiro”, disse.

Junto com a comitiva municipal, ele visitou o Parque Eólico de Gargaú, o espaço previsto para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Imburi e a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). O grupo também esteve no tanque comunitário de leite de Pingo D’Água e ficou acertado a utilização dos laboratórios da Uenf para análise da produção leiteira da localidade, como forma de aprimoramento. Há expectativa da expansão do projeto para outros locais.

O diretor do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), Valnês Soares, entregou ao reitor um exemplar do livro contendo poesias de autoria de 45 alunos da rede municipal de ensino. A publicação, fruto de um projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, foi registrada na Câmara Brasileira do Livro.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *