SFI: Força-tarefa prossegue auxiliando moradores atingidos pelo temporal

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da força-tarefa, prosseguiu nesta quarta-feira (24) com o atendimento aos moradores atingidos pelo temporal nos últimos dias. Além de quatro famílias desalojadas, totalizando 13 pessoas, os principais problemas em decorrência das chuvas foram ruas, quintais e interior de casas alagados, causando perdas materiais e dificultando a locomoção dos residentes.

A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Luiz Antônio Beyruth, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), visitaram 13 famílias prejudicadas de alguma forma pela chuva e prestaram auxílio com a doação de cestas básicas, colchonetes, travesseiros, cobertores e fronhas.

“Estamos com a força-tarefa da prefeitura atendendo os moradores, vítimas de um forte temporal, que segundo os próprios atingidos, há muitos anos não é registrado no município. Prestaremos o auxílio necessário por intermédio da nossa equipe, que está empenhada neste trabalho”, declarou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Cinco localidades tiveram pessoas atingidas. Em Praça da Fé foram cinco famílias atendidas, duas estão desalojadas, sendo compostas de três membros cada uma delas.; Praça João Pessoa, duas famílias e uma delas, composta de pai, mãe e quatro filhos menores, desalojada; Travessão de Barra, duas famílias e uma com um morador, desalojada; Ilha dos Mineiros, uma família, e Ladeira das Pedras, três famílias receberam atendimento. Todos os desalojados estão temporariamente na residência de parentes.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, enviou a assistente social Regina Penha Batista Gomes para participar dos atendimentos. Ela explicou que algumas famílias afetadas pelas águas das chuvas não foram encontradas em suas respectivas residências no momento da visita. “Solicitamos que vizinhos informassem a essas pessoas para se dirigirem ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em Praça João Pessoa, ponto de referência daquela localidade, para avaliação e possível atendimento”, revelou Regina, acrescentando que outros serviços alheios às questões das chuvas solicitados pelos moradores serão encaminhados às secretarias municipais responsáveis para viabilizarem as demandas.

Em Guaxindiba, uma ação conjunta da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e da Sema realizou a abertura de uma vala e colocação de manilhas para escoamento da água estagnada. “Posteriormente, caso seja necessária uma nova intervenção para acabar com algum alagamento, poderemos fazer o trabalho sem precisar abrir o solo”, explicou a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, que esteve no local, junto com o secretário de Obras, Luiz Gonzaga da Silva (Luiz da Fazenda).

Telefones – Os moradores de SFI que eventualmente perceberem estarem ameaçados de passar por problemas em decorrência das chuvas devem ligar imediatamente para a Defesa Civil Municipal (99887-5544) ou ainda para a SMTDH (2789-1166).

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *