SFI decide aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

São Francisco de Itabapoana (SFI) vai aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A decisão ocorreu durante o Encontro Regional do Sinapir com municípios do Norte e Noroeste Fluminense. O evento aconteceu na quinta-feira (13), no auditório da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e objetivou realizar a adesão das cidades da região ao sistema.

“A adesão do município a políticas públicas para Igualdade Racial será de grande importância, principalmente em nosso município, reconhecido por duas comunidades quilombolas. Esperamos contribuir para diminuição das discriminações e da desigualdade social”, revelou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou a decisão. “Já recebi a informação de que a partir da adesão ao Sinapir, o nosso município poderá receber a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial (através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), entre outros benefícios”, ressaltou a prefeita.

A gerente de Proteção Básica Especial, Rafaela Rodrigues, representou o município no encontro. “O Brasil tem 22 estados inscritos, mais o Distrito Federal. O país possui mais de 5 mil municípios (5.568) e apenas 95 estão inscritos no Sinapir. O coordenador-geral do sistema, Helbert Pitorra, deu as instruções de como fazer a importante adesão, já que existe uma verba disponível para poder ser utilizada nos municípios”, destacou Rafaela.

O Sinapir foi instituído através da Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), sendo uma forma de organização e de articulação voltado à efetivação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no Brasil, prestados pelo poder público federal.

AsCom-SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *