Secretaria de Saúde de Campos disponibiliza agendamento online para exame Papanicolau

A Secretaria de Saúde criou um canal para agendamento online do exame Papanicolau (Preventivo). O objetivo é humanizar e proporcionar praticidade e agilidade na marcação de exames preventivos e principalmente ampliar a oferta para detecção precoce do câncer de colo de útero.

Conforme recomenda o Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado por todas as mulheres de 25 a 64 anos, com uma periodicidade mínima de três anos, após dois exames anuais sem anormalidade.

Para realizar o agendamento a mulher deve acessar o link que estará disponível no site da prefeitura (AQUI), onde deverá preencher os dados pessoais e escolher uma unidade de saúde próxima a sua residência.

“Estaremos disponibilizando em torno de 1200 exames mensais em todas as Unidades de Saúde do município para isso orientamos que busquem a unidade mais próxima da sua residencia. Nossa meta é ampliar gradativamente o acesso buscando atingir o indicador nacional de 40% das mulheres desta faixa etária”, a diretora de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Araújo.

O resultado do exame será entregue no mesmo local onde a coleta for feita. Bruna disse que as unidades dispõem de protocolos para o encaminhamento da paciente quando necessário acompanhamento do especialista.

“O serviço ficará disponível na rede. Temos uma cota mensal de exames. Caso a mulher não consiga fazer o agendamento naquele mês, todo dia 15 de cada mês, a agenda será aberta para novas marcações”, disse Bruna.

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *