Reunião do Cidennf em SFI com a participação da superintendente do Ministério da Agricultura no Estado

A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Stella Romanos, participou de reunião do Consórcio Público

Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), na quarta-feira (2), e um dos principais assuntos discutidos foi o apoio do Mapa às agroindústrias da região.

“Identifiquei a necessidade de ter uma união de todos os municípios que compõem o Cidennf, porque basicamente são os mesmos problemas enfrentados e vamos procurar soluções conjuntas. O Mapa tem projetos de apoio aos consórcios e estamos analisando qual deles a gente pode fazer para apoiar o Cidennf através de consultoria e com equipamentos. Por intermédio do Consórcio estamos incentivando a legalização das agroindústrias para que tenham melhor qualidade dos produtos oferecidos à população”, destacou Stella, acrescentando:

“Em relação especificamente a SFI, estamos felizes com o rumo que a Secretaria de Agricultura está dando às ações através de uma equipe unida e aguerrida. Parabenizo mais uma vez a prefeita Francimara (Barbosa Lemos) pela escolha do secretário Enaldo Barreto, do subsecretário Daniel Abílio, do Marcos Lucahe (coordenador das ações da Secretaria de Agricultura junto ao produtor) e de toda a equipe. Estamos antevendo grandes parcerias do Mapa com a Secretaria de Agricultura”.

Enaldo, que também é coordenador da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf, fez um resumo dos principais assuntos tratados no encontro. “Discutimos a respeito da viabilização de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Ficou definido ainda que as cidades integrantes do Consórcio vão realizar o levantamento do número de agroindústrias em cada município, a fim de que o Mapa possa direcionar e adaptar estas fabriquetas à legislação para poder conseguir um selo de inspeção municipal e comercializar seus produtos além do município. Falamos sobre a obtenção de linha de crédito ou um projeto a fundo perdido do Mapa dando suporte às agroindústrias para se adequarem às questões sanitárias pertinentes”, ressaltou.

Também participaram da reunião o subsecretário municipal de Agricultura, Daniel Oliveira; o diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf, Ezio Tavares, e o secretário executivo do Consórcio, Vinícius Viana; os secretários municipais de Agricultura Almy Júnior (Campos dos Goytacazes), Bruno Guimarães (Italva) e Maurício Zanon (Bom Jesus do Itabapoana); a presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, vereadora Luciara Amil; e o agrônomo Deivison Barbosa, do Serviço de Agricultura Familiar da Superintendência Federal de Agricultura.

AsCom-SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *