18/07/2024
Campos

Representantes do setor produtivo aprovam o Retrofit para o Centro Histórico de Campos

O projeto Retrofit, que prevê a transformação de prédios comerciais em residenciais e que será enviado pelo Executivo Municipal à Câmara Municipal nos próximos dias, foi apresentado pelo prefeito Wladimir Garotinho, nesta sexta-feira (16), a representantes dos setores produtivos de Campos, como importante ferramenta do plano de revitalização do Centro Histórico. Com o Retrofit, o governo municipal busca proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro, implementando um conjunto de intervenções que vão valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, entre outras, começando com o repovoamento da área central com a criação de moradias de interesse social.

Na quinta-feira (15), o prefeito havia apresentado o projeto de retrofitar o Centro a representantes dos setores imobiliário e da construção civil.

Nesta sexta, além de entidades como o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); CDL Jovem; Associação Industrial e Comercial de Campos (ACIC); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-RJ); Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivajejo); Fundo do Desenvolvimento do Norte Fluminense (Fundenor); Associação Campos Shopping); Lions Clube; representantes da Caixa Econômica Federal também participaram a reunião. O projeto foi elogiado por todos e a reunião resultou, inclusive, na proposta de implantação de um Conselho da Cidade, que unirá poder público e entidades da sociedade civil organizada na defesa do desenvolvimento de Campos.

“Estamos discutindo com a sociedade civil, comerciantes, mercado imobiliário e outras representatividades de Campos o Retrofit do centro da nossa cidade. Acho que será um legado que vamos deixar para toda área central, porque vamos revitalizar todo o centro histórico e antigo do município de Campos, vamos promover o repovoamento do Centro e promover ações e programas que farão as pessoas voltarem a circular no Centro. A Prefeitura vai conceder os incentivos fiscais que forem possíveis e realizar melhorias, mas os empresários também tem que fazer a parte deles. Por isso, hoje essa reunião, para definirmos os próximos passos. Vamos agora terminar de preparar o projeto de lei e encaminhar para a Câmara. É um projeto que vai aquecer o mercado imobiliário, a construção civil, o comércio e que transformará, embelezará e trará vida nova ao nosso Centro Histórico”, declarou o prefeito.

Wladimir esclareceu a necessidade do Retrofit como resgate do Centro de Campos. “É um fenômeno mundial e global: os centros históricos estão migrando para os bairros, porque as cidades vão crescendo e cada região vai criando o seu próprio centro. Mas o Centro de Campos tem toda uma importância histórica, cultural e paisagística e, reativando o mercado imobiliário da área central, vamos trazer de volta o fluxo de pessoas comprando no comércio local, participando de atividades turísticas, culturais e de lazer, e revitalizando essa região tão bonita da nossa cidade”, falou o prefeito, lembrando que o governo municipal já promove uma série de melhorias no Centro, como a revitalização do Cais da Lapa; a previsão de instalação da Secretaria de Turismo no local; obras de restauração da Praça São Salvador que estão em andamento, entre outras, além de licitação, também prevista, para remodelação de todo o espaço.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, destacou a importância da discussão promovida pelo prefeito com as entidades para a aprovação e efetiva implementação do projeto. “A reunião foi de extrema importância e o projeto é mais um eixo da política pública de desenvolvimento econômico de Campos. O Retrofit do centro da cidade vai representar vários recursos para esse desenvolvimento, para o resgate do Centro Histórico. Como o prefeito exemplificou, centros de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, foram esvaziados e o prefeito tomou essa decisão de fazer o Retrofit também para aquecer nossa economia”, resumiu o secretário na reunião que contou, ainda, com a participação de outros gestores como o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s), Felipe Knust; o secretário e o subsecretário de Fazenda, respectivamente Márcio Morales e Carlos Roberto dos Santos Júnior; o procurador Geral do Município, Roberto Landes; e o Secretário de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *